Ações e atuações formativas voltadas para os espaços não formais: desafios no estágio curricular supervisionado de um curso de licenciatura em ciências biológicas
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
35-51
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
2
12
2
Coleções
Resumo
This report aims to present resources developed by trainees in the process of insertion in non-school contexts during training and to indicate possibilities for articulated propositions close to science teachers. Become part of our interests, scripts and reports on the execution and appreciation of the activities carried out in spaces already established in Science Education (Zoos, Ecological Parks, Municipal Parks and Forests, etc.), as well as in other contexts such as: cultural centers , theaters etc. by providing knowledge about cultural goods, collections and/or artifacts, as well as working with this knowledge – structured in the format of pamphlets and booklets [booklets or educational guides]. Constructed from the perceptions of the exhibitions of museum objects and the dialogue between knowledge, the production of these discursive genres privileges (i) the meeting of knowledge approaches; (ii) encouraging the appropriation of historically produced culture; (iii) the feeling of belonging in addition to the sense of preservation and creation of memory.
Este informe tiene como objetivo presentar los recursos desarrollados por los aprendices en proceso de inserción en contextos no escolares durante la formación e indicar posibilidades de planteamientos articulados cercanos a los docentes de ciencias. Forman parte de nuestros intereses, guiones e informes sobre la ejecución y valoración de las actividades realizadas en los espacios ya establecidos de Educación en Ciencia (Zoológicos, Parques Ecológicos, Parques Municipales y Bosques, etc.), así como en otros contextos. tales como: centros culturales, teatros, etc. proporcionando conocimiento sobre bienes, colecciones y / o artefactos culturales, así como trabajando con este conocimiento, estructurado en el formato de folletos y folletos [folletos o guías educativas]. Construida a partir de las percepciones de las exposiciones de objetos de museo y el diálogo entre saberes, la producción de estos géneros discursivos privilegia (i) el encuentro de enfoques de conocimiento; (ii) fomentar la apropiación de la cultura producida históricamente; (iii) el sentimiento de pertenencia además del sentido de conservación y creación de memoria.
Esse relato visa apresentar recursos desenvolvidos por estagiários no processo de inserção em contextos não escolares durante a formação e indicar possibilidades de proposições articuladas e próximas dos professores de ciências. Passam a compor os nossos interesses, roteiros e relatórios acerca da execução e apreciação das atividades efetivadas nos espaços já consagrados de Educação em Ciências (Zoológicos, Parques Ecológicos, Parques Municipais e Matas etc.), como também em outros contextos tais como: centros culturais, teatros etc. ao disponibilizarem conhecimentos sobre os bens, acervos e/ou artefatos culturais como também trabalhar com estes saberes – estruturados no formato de panfletos e livretos [cartilhas ou guias didáticos]. Construídos a partir das percepções das exposições dos objetos musealizados e do diálogo entre os saberes, a produção destes gêneros discursivos privilegia (i) o encontro de enfoques de conhecimento; (ii) o estímulo à apropriação da cultura produzida historicamente; (iii) o sentimento de pertencimento além do senso de preservação e criação da memória.
Este informe tiene como objetivo presentar los recursos desarrollados por los aprendices en proceso de inserción en contextos no escolares durante la formación e indicar posibilidades de planteamientos articulados cercanos a los docentes de ciencias. Forman parte de nuestros intereses, guiones e informes sobre la ejecución y valoración de las actividades realizadas en los espacios ya establecidos de Educación en Ciencia (Zoológicos, Parques Ecológicos, Parques Municipales y Bosques, etc.), así como en otros contextos. tales como: centros culturales, teatros, etc. proporcionando conocimiento sobre bienes, colecciones y / o artefactos culturales, así como trabajando con este conocimiento, estructurado en el formato de folletos y folletos [folletos o guías educativas]. Construida a partir de las percepciones de las exposiciones de objetos de museo y el diálogo entre saberes, la producción de estos géneros discursivos privilegia (i) el encuentro de enfoques de conocimiento; (ii) fomentar la apropiación de la cultura producida históricamente; (iii) el sentimiento de pertenencia además del sentido de conservación y creación de memoria.
Esse relato visa apresentar recursos desenvolvidos por estagiários no processo de inserção em contextos não escolares durante a formação e indicar possibilidades de proposições articuladas e próximas dos professores de ciências. Passam a compor os nossos interesses, roteiros e relatórios acerca da execução e apreciação das atividades efetivadas nos espaços já consagrados de Educação em Ciências (Zoológicos, Parques Ecológicos, Parques Municipais e Matas etc.), como também em outros contextos tais como: centros culturais, teatros etc. ao disponibilizarem conhecimentos sobre os bens, acervos e/ou artefatos culturais como também trabalhar com estes saberes – estruturados no formato de panfletos e livretos [cartilhas ou guias didáticos]. Construídos a partir das percepções das exposições dos objetos musealizados e do diálogo entre os saberes, a produção destes gêneros discursivos privilegia (i) o encontro de enfoques de conhecimento; (ii) o estímulo à apropriação da cultura produzida historicamente; (iii) o sentimento de pertencimento além do senso de preservação e criação da memória.
Descrição
Palavras-chave
Non-school educational spaces, Supervised curricular internship, Discursive production, Teacher training, Espacios educativos no escolares, Prácticas curriculares supervisadas, Producción discursiva, Formación docente, Espaços educativos não escolares, Estágio curricular supervisionado, Produção discursiva, Formação docente
Citação
MARANGONI, Isadora Santos Decanini; MELLO, Kamila de; COHEN, Maria Cristina Ribeiro. Ações e atuações formativas voltadas para os espaços não formais: desafios no estágio curricular supervisionado de um curso de licenciatura em ciências biológicas. Ciências em Foco , Campinas, v.12, n. 2, p. 35-51. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9969. Acesso: 2021-08-05