Transexualidade: a invisibilidade na atuação docente em ciências e biologia
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Tipo
Identidade, Formação e Atuação de Professores de Ciências
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
147-155
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
1
12
1
Coleções
Resumo
Transsexuality, defined as the non-recognition of oneself based on one's biological sex, is an invisible topic in classrooms, especially because it is not understood, in teaching practice, as part of the transversal theme linked to education for sexuality. This study investigated how the topic of transsexuality is dealt with in the school environment, in the discipline of natural sciences and biology. The results were categorized into 3 groups: conceptions, training and teaching performance. The gift A study found that teachers of Natural Sciences and Biology, from public schools in the Federal District, do not address the topic of transsexualism in their classes. This is due to the lack or little academic training, allied to the resistance of the students' parents, mothers or guardians regarding the teaching of topics related to sexuality education at school. Therefore, there is a need to improve the training of teachers in Brazil.
La transexualidad, definida como el no reconocimiento de uno mismo a partir del propio sexo biológico, es un tema invisible en las aulas, sobre todo porque no se entiende, en la práctica docente, como parte del tema transversal vinculado a la educación para la sexualidad. Este estudio investigó cómo se aborda el tema de la transexualidad en el ámbito escolar, en la disciplina de las ciencias naturales y la biología. Los resultados se categorizaron en 3 grupos: concepciones, formación y desempeño docente. El presente Un estudio encontró que los profesores de Ciencias Naturales y Biología, de las escuelas públicas del Distrito Federal, no abordan el tema de la transexualidad en sus clases. Esto se debe a la falta o escasa formación académica, aliado a la resistencia de los padres, madres o tutores de los estudiantes en la enseñanza de temas relacionados con la educación sexual en la escuela. Por tanto, es necesario mejorar la formación de los profesores en Brasil.
A transexualidade, definida como o não-reconhecimento de si a partir do seu sexo biológico, é um tema invisível nas salas de aulas, especialmente, por não ser compreendido, na prática docente, como parte do tema transversal vinculado à educação para a sexualidade. O presente estudo investigou de que maneira o tema transexualidade é tratado no ambiente escolar, na disciplina de ciências naturais e biologia. Os resultados foram categorizados em 3 grupos: concepções, formação e atuação docente. O presente estudo encontrou que os/as docentes de Ciências Naturais e Biologia, de escolas públicas do Distrito Federal, não abordam o tema transexualidade em suas aulas. Isso se deve à falta ou pouca formação acadêmica, aliada à resistência dos pais, das mães ou responsáveis pelos/as estudantes sobre o ensino de temas vinculados à educação para a sexualidade na escola. Portanto, há uma necessidade de melhorar a formação dos/as docentes no Brasil.
La transexualidad, definida como el no reconocimiento de uno mismo a partir del propio sexo biológico, es un tema invisible en las aulas, sobre todo porque no se entiende, en la práctica docente, como parte del tema transversal vinculado a la educación para la sexualidad. Este estudio investigó cómo se aborda el tema de la transexualidad en el ámbito escolar, en la disciplina de las ciencias naturales y la biología. Los resultados se categorizaron en 3 grupos: concepciones, formación y desempeño docente. El presente Un estudio encontró que los profesores de Ciencias Naturales y Biología, de las escuelas públicas del Distrito Federal, no abordan el tema de la transexualidad en sus clases. Esto se debe a la falta o escasa formación académica, aliado a la resistencia de los padres, madres o tutores de los estudiantes en la enseñanza de temas relacionados con la educación sexual en la escuela. Por tanto, es necesario mejorar la formación de los profesores en Brasil.
A transexualidade, definida como o não-reconhecimento de si a partir do seu sexo biológico, é um tema invisível nas salas de aulas, especialmente, por não ser compreendido, na prática docente, como parte do tema transversal vinculado à educação para a sexualidade. O presente estudo investigou de que maneira o tema transexualidade é tratado no ambiente escolar, na disciplina de ciências naturais e biologia. Os resultados foram categorizados em 3 grupos: concepções, formação e atuação docente. O presente estudo encontrou que os/as docentes de Ciências Naturais e Biologia, de escolas públicas do Distrito Federal, não abordam o tema transexualidade em suas aulas. Isso se deve à falta ou pouca formação acadêmica, aliada à resistência dos pais, das mães ou responsáveis pelos/as estudantes sobre o ensino de temas vinculados à educação para a sexualidade na escola. Portanto, há uma necessidade de melhorar a formação dos/as docentes no Brasil.
Descrição
Palavras-chave
Sexuality education, Transsexuality, Teaching work, Cross theme, Educación sobre sexualidad, Transexualidad, Trabajo docente, Tema cruzado, Educação para sexualidade, Transexualidade, Atuação docente, Tema transversal
Citação
SOUZA, Débora Cynthia Alves de; MELLO, Tarcilla Mariano; CAIXETA, Juliana Eugênia. Transexualidade: a invisibilidade na atuação docente em ciências e biologia. Ciências em Foco , Campinas, v.12, n. 1, p. 147-155. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9900. Acesso: 2021-08-05