Educação matemática e ensino de ciências: contribuições da caixa de jogos matemáticos
Carregando...
Tipo
Identidade, Formação e Atuação de Professores de Ciências
Classficação
Nível teórico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
54-64
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
1
12
1
Coleções
Resumo
The teaching of science must be based on an action that values the understanding of natural phenomena. We understand that the use of mathematics, in science teaching, should also be based more on the understanding of mathematical concepts and not only on the domain of algorithms that constitute the calculations that describe natural phenomena. Thus, in this work, we understand that mathematics is an area of knowledge related to science and that, for this reason, it should also be the object of studies and reflections by teachers who teach science. The objective of this work is to present and analyze the Mathematical Games Box Project. A qualitative research was carried out, with a participant research design. Students and teachers of basic education and university participated. The results allowed the construction of a theorization capable of defending the Mathematical Games Box Project to mediate relevant concepts for learning science.
La enseñanza de la ciencia debe basarse en una acción que valore la comprensión de los fenómenos naturales. Entendemos que el uso de las matemáticas, en la educación científica, también debe basarse más en la comprensión de conceptos matemáticos y no solo en el dominio de los algoritmos que constituyen los cálculos que describen los fenómenos naturales. Así, en este trabajo entendemos que la matemática es un área de conocimiento relacionada con la ciencia y que, por ello, también debe ser objeto de estudios y reflexiones por parte de los docentes que imparten ciencias. El objetivo de este trabajo es presentar y analizar el Proyecto Caja de Juegos Matemáticos. Se realizó una investigación cualitativa, con un diseño de investigación participante. Participaron estudiantes y profesores de educación básica y universitaria. Los resultados permitieron la construcción de una teorización capaz de defender el Proyecto Caja de Juegos Matemáticos para mediar conceptos relevantes para el aprendizaje de las ciencias.
O ensino de ciências deve se pautar em uma atuação que valorize a compreensão dos fenômenos naturais. Entendemos que o uso da matemática, no ensino de ciências, também deve ser pautado mais na compreensão dos conceitos matemáticos e não somente no domínio de algoritmos que constituem os cálculos que descrevem os fenômenos naturais. Assim, neste trabalho, entendemos que a matemática é uma área de conhecimento afim da ciência e que por este motivo deve ser também, objeto de estudos e reflexões dos/as docentes que ensinam ciências. O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar o Projeto Caixa de Jogos Matemáticos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa participante. Participaram estudantes e professores/as da educação básica e da universidade. Os resultados permitiram a construção de uma teorização capaz de defender o Projeto Caixa de Jogos Matemáticos para mediar conceitos relevantes para aprender ciências.
La enseñanza de la ciencia debe basarse en una acción que valore la comprensión de los fenómenos naturales. Entendemos que el uso de las matemáticas, en la educación científica, también debe basarse más en la comprensión de conceptos matemáticos y no solo en el dominio de los algoritmos que constituyen los cálculos que describen los fenómenos naturales. Así, en este trabajo entendemos que la matemática es un área de conocimiento relacionada con la ciencia y que, por ello, también debe ser objeto de estudios y reflexiones por parte de los docentes que imparten ciencias. El objetivo de este trabajo es presentar y analizar el Proyecto Caja de Juegos Matemáticos. Se realizó una investigación cualitativa, con un diseño de investigación participante. Participaron estudiantes y profesores de educación básica y universitaria. Los resultados permitieron la construcción de una teorización capaz de defender el Proyecto Caja de Juegos Matemáticos para mediar conceptos relevantes para el aprendizaje de las ciencias.
O ensino de ciências deve se pautar em uma atuação que valorize a compreensão dos fenômenos naturais. Entendemos que o uso da matemática, no ensino de ciências, também deve ser pautado mais na compreensão dos conceitos matemáticos e não somente no domínio de algoritmos que constituem os cálculos que descrevem os fenômenos naturais. Assim, neste trabalho, entendemos que a matemática é uma área de conhecimento afim da ciência e que por este motivo deve ser também, objeto de estudos e reflexões dos/as docentes que ensinam ciências. O objetivo deste trabalho é apresentar e analisar o Projeto Caixa de Jogos Matemáticos. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, com delineamento de pesquisa participante. Participaram estudantes e professores/as da educação básica e da universidade. Os resultados permitiram a construção de uma teorização capaz de defender o Projeto Caixa de Jogos Matemáticos para mediar conceitos relevantes para aprender ciências.
Descrição
Palavras-chave
Math education, Games, Science teaching, Educación matemática, Juegos, Enseñanza de la ciencia, Educação matemática, Jogos, Ensino de ciências
Citação
GOMES, Elsilene Lino; CAIXETA, Juliana Eugênia; MEDEIROS, Amanda Marina Andrade. Educação matemática e ensino de ciências: contribuições da caixa de jogos matemáticos. Ciências em Foco , Campinas, v.12, n. 1, p. 54-64. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9891. Acesso: 2021-08-05