Jogos digitais, ludicidade e ensino de ciências: a experiência formativa do Educgame

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Tipo
Identidade, Formação e Atuação de Professores de Ciências
Classficação
Nível técnico
Data
2019
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
4-13
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
12
1
Resumo
In this work, we present and analyze the experience of the EducGame course, offered by the Support and Research Laboratory in Science Teaching, at Faculdade UnB Planaltina, in partnership with the Unified Center of Brasília UDF. The analysis, made from the protocols of the developed digital games, report and field diary, showed that the game construction process is what allowed the construction of scientific concepts about science teaching, since the constructed games could not reach the classification of concept formation games. The course became a rich process of teacher training with regard to thematic concept formation, digital games and playfulness. The biggest challenges were related to the appropriation of the theory of concept formation and playfulness. On the other hand, the achievements referred to learning about how to build digital games and the motivation to build games.

En este trabajo, presentamos y analizamos la experiencia del curso EducGame, ofrecido por el Laboratorio de Apoyo e Investigación en la Enseñanza de las Ciencias, de la Faculdade UnB Planaltina, en alianza con el Centro Unificado de Brasilia UDF. El análisis, realizado a partir de los protocolos de los juegos digitales desarrollados, informe y diario de campo, mostró que el proceso de construcción del juego es lo que permitió la construcción de conceptos científicos sobre la enseñanza de las ciencias, ya que los juegos construidos no lograron llegar a la clasificación de formación de conceptos. juegos. El curso se convirtió en un rico proceso de formación de profesores con respecto a la formación de conceptos temáticos, juegos digitales y diversión. Los mayores desafíos estuvieron relacionados con la apropiación de la teoría de la formación de conceptos y la alegría. Por otro lado, los logros se refirieron al aprendizaje de cómo construir juegos digitales y la motivación para construir juegos.

Nesse trabalho, apresentamos e analisamos a experiência do curso EducGame, ofertado pelo Laboratório de Apoio e Pesquisa em Ensino de Ciências, da Faculdade UnB Planaltina em parceria com o Centro Unificado de Brasília UDF. A análise, feita a partir dos protocolos dos jogos digitais desenvolvidos, relatório e diário de campo, demonstrou que o processo de construção de jogos é que permitiu a construção de conceitos científicos sobre o ensino de ciências, uma vez que os jogos construídos não conseguiram atingir a classificação de jogos de formação de conceitos. O curso se tornou um rico processo de formação de professores/as no que se refere às temáticas formação de conceitos, jogos digitais e ludicidade. Os maiores desafios se relacionaram à apropriação da teoria de formação de conceitos e ludicidade. Por outro lado, as conquistas se referiram à aprendizagem sobre como construir jogos digitais e a motivação para construir jogos.
Descrição
Palavras-chave
Digital games, Science teaching, Playfulness, Concept formation, Juegos digitales, Enseñanza de las ciencias, Alegría, Formación de conceptos, Jogos digitais, Ensino de ciências, Ludicidade, Formação de conceitos
Citação
CAIXETA, Juliana Eugênia; CADER-NASCIMENTO, Abdel; ABDALAH, Fatima Ali; ANJOS, Letícia Fernanda Rodrigues dos; SILVA, Thiago Rodrigues; LEITE, Luciana Medeiros; GRIMARÃES, Cristian Ney Vianna; SOARES, Michel da Silva. Jogos digitais, ludicidade e ensino de ciências: a experiência formativa do Educgame. Ciências em Foco , Campinas, v.12, n. 1, p. 4-13. 2019. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9885. Acesso: 2021-08-05
DOI