Wender Faleiro, Márcia Rodriny Pimenta
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
3-22
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
11
1
11
1
Coleções
Resumo
This study analyzes the challenges of lay teachers in Natural Sciences who work in the state public network of a small municipality in the southeast of Goiás/GO. This is a qualitative research. At the end of this study, the reality in which licensed teachers work outside the training area in the analyzed school shows that this is a procedure that has no predisposition to be eradicated, considering the lack of licensed teachers in some areas of knowledge. Thus, while there is no solution for the mismatch between training/action, care is sought in the elaboration of class activities, so that they really constitute learning experiences. And, in the case of active teachers who are not licensed in Natural Sciences, this requirement is even greater, as the teacher of this discipline must ensure the ability to question the natural and scientific processes, identifying, presenting, interpreting and predicting the evolution to the changes.
Este estudio analiza los desafíos de los profesores no profesionales de Ciencias Naturales que trabajan en la red pública estatal de un pequeño municipio del sureste de Goiás / GO. Esta es una investigación cualitativa. Al final de este estudio, la realidad en la que los docentes titulados trabajan fuera del área de formación en la escuela analizada muestra que este es un procedimiento que no tiene predisposición a ser erradicado, considerando la falta de docentes titulados en algunas áreas del conocimiento. Así, si bien no hay solución para el desajuste entre formación / acción, se busca el cuidado en la elaboración de las actividades de clase, para que realmente constituyan experiencias de aprendizaje. Y, en el caso de los docentes en activo que no están licenciados en Ciencias Naturales, este requisito es aún mayor, ya que el docente de esta disciplina debe asegurar la capacidad de cuestionar los procesos naturales y científicos, identificando, presentando, interpretando y prediciendo la evolución hacia los cambios.
Este estudo analisa os desafios de professores leigos em Ciências Naturais que atuam rede pública estadual de um pequeno município do sudeste goiano/GO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Tem-se ao final deste estudo que a realidade em que professores licenciados atuam fora da área de formação na escola analisada, mostra que este é um procedimento que não tem predisposição de ser erradicado, considerando-se a falta de professores licenciados em algumas áreas de conhecimento. Desse modo, enquanto não se tem uma solução para o descompasso entre formação/atuação, busca-se o cuidado na elaboração das atividades de classe, para que as mesmas se constituam realmente em experiências de aprendizagem. E, no caso dos professores atuantes e não licenciados em Ciências Naturais essa exigência é ainda maior, pois o professor desta disciplina deve assegurar a capacidade de questionar os processos naturais e científicos, identificando, apresentando, interpretando e prevendo a evolução até as mudanças.
Este estudio analiza los desafíos de los profesores no profesionales de Ciencias Naturales que trabajan en la red pública estatal de un pequeño municipio del sureste de Goiás / GO. Esta es una investigación cualitativa. Al final de este estudio, la realidad en la que los docentes titulados trabajan fuera del área de formación en la escuela analizada muestra que este es un procedimiento que no tiene predisposición a ser erradicado, considerando la falta de docentes titulados en algunas áreas del conocimiento. Así, si bien no hay solución para el desajuste entre formación / acción, se busca el cuidado en la elaboración de las actividades de clase, para que realmente constituyan experiencias de aprendizaje. Y, en el caso de los docentes en activo que no están licenciados en Ciencias Naturales, este requisito es aún mayor, ya que el docente de esta disciplina debe asegurar la capacidad de cuestionar los procesos naturales y científicos, identificando, presentando, interpretando y prediciendo la evolución hacia los cambios.
Este estudo analisa os desafios de professores leigos em Ciências Naturais que atuam rede pública estadual de um pequeno município do sudeste goiano/GO. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. Tem-se ao final deste estudo que a realidade em que professores licenciados atuam fora da área de formação na escola analisada, mostra que este é um procedimento que não tem predisposição de ser erradicado, considerando-se a falta de professores licenciados em algumas áreas de conhecimento. Desse modo, enquanto não se tem uma solução para o descompasso entre formação/atuação, busca-se o cuidado na elaboração das atividades de classe, para que as mesmas se constituam realmente em experiências de aprendizagem. E, no caso dos professores atuantes e não licenciados em Ciências Naturais essa exigência é ainda maior, pois o professor desta disciplina deve assegurar a capacidade de questionar os processos naturais e científicos, identificando, apresentando, interpretando e prevendo a evolução até as mudanças.
Descrição
Palavras-chave
Teacher training, Natural sciences, Formación de profesores, Ciéncias de la naturaleza, Formação de professores, Ciências da natureza
Citação
FALEIRO, Wender; PIMENTA, Márcia Rodriny. Wender Faleiro, Márcia Rodriny Pimenta. Ciências em Foco , Campinas, v.11, n. 1, p. 3-22. 2018. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9721. Acesso: 2021-08-05