Fabricação midiática e literária: tecendo os fios discursivos de uma amazônia
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2017
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
65-73
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
10
2
10
2
Coleções
Resumo
The work aims to map ways of seeing and saying the Amazon in media and literary discourses. It was necessary to discuss in what ways the Amazon was/is manufactured in literature and in the media, so that we can approach what teachers use. We assume that the teacher's understanding of the Amazon guides the organization of the teaching and learning process, in addition to acting effectively in the choice of content. The research is supported by the frontiers of the post-critical approach, mainly in the contributions of Michel Foucault. We mapped various media and literary materialities that talk about the Amazon and grouped them together according to the present definition. In this way, the media and literary discourses fabricate an Amazon as a natural exuberance, that is, highlighting mostly only the natural aspects.
El trabajo tiene como objetivo mapear formas de ver y decir la Amazonía en los discursos mediáticos y literarios. Era necesario discutir de qué manera se fabricó la Amazonía en la literatura y en los medios de comunicación, para que podamos acercarnos a lo que usan los profesores. Asumimos que la comprensión de la Amazonía por parte del docente guía la organización del proceso de enseñanza y aprendizaje, además de actuar de manera efectiva en la elección de contenidos. La investigación se sustenta en las fronteras del enfoque poscrítico, principalmente en las contribuciones de Michel Foucault. Mapeamos diversas materialidades mediáticas y literarias que hablan de la Amazonía y las agrupamos según la definición actual. De esta manera, los discursos mediáticos y literarios fabrican una Amazonía como una exuberancia natural, es decir, resaltando mayoritariamente solo los aspectos naturales.
O trabalho tem como objetivo mapear modos de ver e dizer a Amazônia nos discursos midiático e literário. Se fez necessário discutir de que modos a Amazônia foi/é fabricada na literatura e na mídia, para que consigamos aproximar daquilo que os professores se utilizam. Assumimos o pressuposto de que o entendimento do professor sobre a Amazônia norteia a organização do processo de ensino e a aprendizagem, além de atuar efetivamente na escolha dos conteúdos. A pesquisa se sustenta nas fronteiras da abordagem pós-crítica, principalmente nas contribuições de Michel Foucault. Fizemos um mapeamento de várias materialidades midiáticas e literárias que falam sobre a Amazônia e agrupamos pela definição presente. Desta forma, os discursos midiático e literário fabricam uma Amazônia como exuberância natural, ou seja, destacando em sua maioria apenas os aspectos naturais.
El trabajo tiene como objetivo mapear formas de ver y decir la Amazonía en los discursos mediáticos y literarios. Era necesario discutir de qué manera se fabricó la Amazonía en la literatura y en los medios de comunicación, para que podamos acercarnos a lo que usan los profesores. Asumimos que la comprensión de la Amazonía por parte del docente guía la organización del proceso de enseñanza y aprendizaje, además de actuar de manera efectiva en la elección de contenidos. La investigación se sustenta en las fronteras del enfoque poscrítico, principalmente en las contribuciones de Michel Foucault. Mapeamos diversas materialidades mediáticas y literarias que hablan de la Amazonía y las agrupamos según la definición actual. De esta manera, los discursos mediáticos y literarios fabrican una Amazonía como una exuberancia natural, es decir, resaltando mayoritariamente solo los aspectos naturales.
O trabalho tem como objetivo mapear modos de ver e dizer a Amazônia nos discursos midiático e literário. Se fez necessário discutir de que modos a Amazônia foi/é fabricada na literatura e na mídia, para que consigamos aproximar daquilo que os professores se utilizam. Assumimos o pressuposto de que o entendimento do professor sobre a Amazônia norteia a organização do processo de ensino e a aprendizagem, além de atuar efetivamente na escolha dos conteúdos. A pesquisa se sustenta nas fronteiras da abordagem pós-crítica, principalmente nas contribuições de Michel Foucault. Fizemos um mapeamento de várias materialidades midiáticas e literárias que falam sobre a Amazônia e agrupamos pela definição presente. Desta forma, os discursos midiático e literário fabricam uma Amazônia como exuberância natural, ou seja, destacando em sua maioria apenas os aspectos naturais.
Descrição
Palavras-chave
Speech, Amazon, Media, Literature, Discurso, Amazonas, Medios, Literatura, Discurso, Amazônia, Mídia, Literatura
Citação
COSTA, Mônica de Oliveira; OLIVEIRA, Caroline Barroncas de. Fabricação midiática e literária: tecendo os fios discursivos de uma amazônia. Ciências em Foco , Campinas, v.10, n. 2, p. 65-73. 2017. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9735. Acesso: 2021-08-05