Ciências na educação infantil: o projeto água e as diferentes linguagens na construção de conhecimento
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
50-58
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
9
2
9
2
Coleções
Resumo
This article presents a research developed in Early Childhood Education addressing the theme “water”. The work developed through the project methodology sought, from different languages, to provide the construction of knowledge related to mathematics and the scientific literacy process, with the goal of monitoring a possible conceptual evolution, based on the methodology used. The research results indicated that the children showed advances and that the employed methodology favored the creation of problematizing contexts. The work provided the integral formation of the students, demonstrating that the project methodology is consistent with contextualized pedagogical practices, with a view to the global formation of the subjects. It is believed that this research can collaborate with those who seek paths for more dynamic educational practices and knowledge construction in Early Childhood Education.
Este artículo presenta una investigación desarrollada en Educación Infantil que aborda el tema “agua”. El trabajo desarrollado a través de la metodología del proyecto buscó, desde diferentes lenguajes, brindar la construcción de conocimientos relacionados con las matemáticas y el proceso de alfabetización científica, con el objetivo de monitorear una posible evolución conceptual, a partir de la metodología utilizada. Los resultados de la investigación indicaron que los niños mostraron avances y que la metodología empleada favoreció la creación de contextos problematizadores. El trabajo brindó la formación integral de los estudiantes, demostrando que la metodología del proyecto es consistente con prácticas pedagógicas contextualizadas, con miras a la formación global de los sujetos. Se cree que esta investigación puede colaborar con quienes buscan caminos para prácticas educativas más dinámicas y construcción de conocimiento en Educación Infantil.
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida na Educação Infantil abordando a temática “água”. O trabalho desenvolvido por meio da metodologia de projetos buscou, a partir de diferentes linguagens, propiciar a construção de conhecimentos relativos à matemática e ao processo de alfabetização científica, tendo como meta o acompanhamento de uma possível evolução conceitual, a partir da metodologia empregada. Os resultados da pesquisa indicaram que as crianças demonstraram avanços e que a metodologia empregada favoreceu a criação de contextos problematizadores. O trabalho propiciou a formação integral dos educandos, demonstrando que a metodologia de projetos coaduna com práticas pedagógicas contextualizadas, com vistas à formação global dos sujeitos. Acredita-se que esta pesquisa possa colaborar com aqueles que buscam caminhos para práticas educativas mais dinâmicas e de construção de conhecimentos na Educação Infantil.
Este artículo presenta una investigación desarrollada en Educación Infantil que aborda el tema “agua”. El trabajo desarrollado a través de la metodología del proyecto buscó, desde diferentes lenguajes, brindar la construcción de conocimientos relacionados con las matemáticas y el proceso de alfabetización científica, con el objetivo de monitorear una posible evolución conceptual, a partir de la metodología utilizada. Los resultados de la investigación indicaron que los niños mostraron avances y que la metodología empleada favoreció la creación de contextos problematizadores. El trabajo brindó la formación integral de los estudiantes, demostrando que la metodología del proyecto es consistente con prácticas pedagógicas contextualizadas, con miras a la formación global de los sujetos. Se cree que esta investigación puede colaborar con quienes buscan caminos para prácticas educativas más dinámicas y construcción de conocimiento en Educación Infantil.
Este artigo apresenta uma pesquisa desenvolvida na Educação Infantil abordando a temática “água”. O trabalho desenvolvido por meio da metodologia de projetos buscou, a partir de diferentes linguagens, propiciar a construção de conhecimentos relativos à matemática e ao processo de alfabetização científica, tendo como meta o acompanhamento de uma possível evolução conceitual, a partir da metodologia empregada. Os resultados da pesquisa indicaram que as crianças demonstraram avanços e que a metodologia empregada favoreceu a criação de contextos problematizadores. O trabalho propiciou a formação integral dos educandos, demonstrando que a metodologia de projetos coaduna com práticas pedagógicas contextualizadas, com vistas à formação global dos sujeitos. Acredita-se que esta pesquisa possa colaborar com aqueles que buscam caminhos para práticas educativas mais dinâmicas e de construção de conhecimentos na Educação Infantil.
Descrição
Palavras-chave
Early childhood education, Project, Water, Educación de la primera infancia, Proyecto, Agua, Educação infantil, Projeto, Água
Citação
FERNADES, Karina Luiza Silva; BUENO, Raquel Olmos. Ciências na educação infantil: o projeto água e as diferentes linguagens na construção de conhecimento. Ciências em Foco , Campinas, v.9, n. 2, p. 50-58. 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9698. Acesso: 2021-08-05