Aprendizagem de professores que ensinam matemática na infância: um olhar para o contexto colaborativo

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
 2178-1826
Página(s)/e-location
11-18
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
9
2
Resumo
Teacher learning is a relevant topic in the educational scenario, as the nature of teaching requires teachers to commit to their own lifelong learning. In this sense, this article, which is an excerpt from a doctoral thesis in progress, aims to know to what extent participation in a group of studies on mathematics education contributes to teacher learning and changes in the practices of the teachers involved. In this article, studies on quantities and measures developed in the collaborative context that are configured as the research scenario are observed. The initial results indicate that the writing of individual and collective narratives enables the (re)signification of mathematical content by the participants, that investigations into the practice itself provide learning and help the teacher to deal with their daily problems, and that the collaborative group it enhances teacher learning.

El aprendizaje docente es un tema relevante en el escenario educativo, ya que la naturaleza de la enseñanza requiere que los docentes se comprometan con su propio aprendizaje a lo largo de la vida. En este sentido, este artículo, que es un extracto de una tesis doctoral en curso, tiene como objetivo conocer en qué medida la participación en un grupo de estudios sobre educación matemática contribuye al aprendizaje de los docentes y a los cambios en las prácticas de los docentes involucrados. En este artículo se observan estudios sobre cantidades y medidas desarrollados en el contexto colaborativo que se configuran como escenario de investigación. Los resultados iniciales indican que la redacción de narrativas individuales y colectivas posibilita la (re) significación de los contenidos matemáticos por parte de los participantes, que las investigaciones sobre la propia práctica aportan aprendizajes y ayudan al docente a afrontar sus problemas cotidianos, y que el grupo colaborativo lo mejora el aprendizaje de los profesores.

A aprendizagem docente se configura como um tema relevante no cenário educacional, pois a natureza do ensino exige que os professores se comprometam com sua própria aprendizagem ao longo da vida. Nesse sentido este artigo, que consiste em um recorte de uma tese de doutorado em desenvolvimento, possui objetivo conhecer em que medida a participação em um grupo de estudos sobre a educação matemática contribui para a aprendizagem docente e para mudanças nas práticas dos docentes envolvidos. Neste artigo são observados os estudos sobre as grandezas e medidas desenvolvidos no contexto colaborativo que se configura como cenário da investigação. Os resultados iniciais indicam que a escrita de narrativas individuais e coletivas possibilitam a (re)significação dos conteúdos matemáticos pelos participantes, que as investigações sobre a própria prática propiciam aprendizagens e auxiliam o professor a lidar com seus problemas no cotidiano, e que o grupo colaborativo é potencializador da aprendizagem docente.
Descrição
Palavras-chave
Math education, Teacher training, Magnitudes and Measures, Collaborative group, Educación matemática, Formación de profesores, Magnitudes y medidas, Grupo colaborativo, Educação matemática, Formação docente, Grandezas e medidas, Grupo colaborativo
Citação
ALMEIDA, Alessandra Rodrigues. Aprendizagem de professores que ensinam matemática na infância: um olhar para o contexto colaborativo. Ciências em Foco , Campinas, v.9, n. 2, p. 11-18. 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9693. Acesso: 2021-08-05
DOI