O desenvolvimento de um projeto de orientação de pesquisa científica no ensino fundamental II
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2016
Autores
ORCID
Título do Períodico
Ciências em Foco
ISSN
2178-1826
Página(s)/e-location
27-34
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas
9
1
9
1
Coleções
Resumo
This is the report of the conception and application of a scientific research orientation project, developed with Elementary School II students, in a municipal public school in the city of Americana (SP). The principles that guided the preparation of this initiative are presented, as well as the didactic procedures used during the process of implementing this pedagogical proposal, which involved teacher and student training. There is also a reflection on the importance of early insertion of students into scientific culture, aiming not only at the acquisition of scientific methodology and the abandonment of practices lacking rigor, but mainly favoring the use of critical thinking by students, through the exploration of their ideas and points of view, providing opportunities for the exercise of argumentation.
Este es el informe de la concepción y aplicación de un proyecto de orientación a la investigación científica, desarrollado con alumnos de la Escuela Primaria II, en una escuela pública municipal de la ciudad de Americana (SP). Se presentan los principios que guiaron la elaboración de esta iniciativa, así como los procedimientos didácticos utilizados durante el proceso de implementación de esta propuesta pedagógica, que involucró la formación de docentes y alumnos. También se reflexiona sobre la importancia de la inserción temprana de los estudiantes en la cultura científica, apuntando no solo a la adquisición de la metodología científica y al abandono de prácticas poco rigurosas, sino favoreciendo principalmente el uso del pensamiento crítico por parte de los estudiantes, a través de la exploración de sus ideas y puntos de vista, brindando oportunidades para el ejercicio de la argumentación.
Trata-se do relato da concepção e aplicação de um projeto de orientação de pesquisa científica, desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Americana (SP). Apresentam-se os princípios que nortearam a elaboração desta iniciativa, os procedimentos didáticos utilizados durante o processo de execução dessa proposta pedagógica, que envolveu a formação docente e discente. Realizase também a reflexão sobre a importância da inserção precoce dos alunos na cultura científica, visando não apenas a aquisição da metodologia científica e o abandono de práticas desprovidas de rigor, mas principalmente favorecimento do uso do pensamento crítico dos alunos, através da exploração de suas ideias e pontos de vista, oportunizando o exercício da argumentação.
Este es el informe de la concepción y aplicación de un proyecto de orientación a la investigación científica, desarrollado con alumnos de la Escuela Primaria II, en una escuela pública municipal de la ciudad de Americana (SP). Se presentan los principios que guiaron la elaboración de esta iniciativa, así como los procedimientos didácticos utilizados durante el proceso de implementación de esta propuesta pedagógica, que involucró la formación de docentes y alumnos. También se reflexiona sobre la importancia de la inserción temprana de los estudiantes en la cultura científica, apuntando no solo a la adquisición de la metodología científica y al abandono de prácticas poco rigurosas, sino favoreciendo principalmente el uso del pensamiento crítico por parte de los estudiantes, a través de la exploración de sus ideas y puntos de vista, brindando oportunidades para el ejercicio de la argumentación.
Trata-se do relato da concepção e aplicação de um projeto de orientação de pesquisa científica, desenvolvido junto aos alunos do Ensino Fundamental II, em uma escola da rede pública municipal da cidade de Americana (SP). Apresentam-se os princípios que nortearam a elaboração desta iniciativa, os procedimentos didáticos utilizados durante o processo de execução dessa proposta pedagógica, que envolveu a formação docente e discente. Realizase também a reflexão sobre a importância da inserção precoce dos alunos na cultura científica, visando não apenas a aquisição da metodologia científica e o abandono de práticas desprovidas de rigor, mas principalmente favorecimento do uso do pensamento crítico dos alunos, através da exploração de suas ideias e pontos de vista, oportunizando o exercício da argumentação.
Descrição
Palavras-chave
Student researcher, Faculty advisor, Science and engineering show, Estudiante investigador, Profesor guía, Salón de ciencias e ingeniería, Aluno pesquisador, Professor orientador, Mostra de ciências e engenharia
Citação
BIANCHIM, Zilda Aparecida Godoy. O desenvolvimento de um projeto de orientação de pesquisa científica no ensino fundamental II. Ciências em Foco , Campinas, v.9, n. 1, p. 27-34. 2016. Disponível em: https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/cef/article/view/9687. Acesso: 2021-08-05