O Pró-letramento e a formação continuada de professores que ensinam matemática no primeiro ciclo do Ensino Fundamental
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2009
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
181-198
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
17
n. esp.
dez.
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Coleções
Resumo
The remarks on this paper are on some considerations about a Continued Formation Program - Pro - Literacy - developed by the National Graduate Network for teachers of Elementary Education from the Ministry of Education made by MEC and by five Continued Education Centers, under the coordination of Brazilian Universities. Some characteristics and the preliminary evaluation of the actions of the Pre-Literacy of the Mathematics Program are presented, developed by the state of São Paulo by the Continued Formation Program of Math Education, Scientific and Environmental (CECEMCA), located in Bauru. Some tutor teachers participated on the Pro - Literacy Mathematics Program in the state of São Paulo, in the initial phase. The results showed that the participant teachers in the Pro - Literacy started having a different conception of the teaching of Mathematics in schools having its practice as a starting point.
A continuación se presentan algunas consideraciones sobre un Programa de Educación Continuada - Pró-Literamento - desarrollado por la Red Nacional de Formación de Docentes de Educación Básica del Ministerio de Educación, conformada por el MEC y cinco Centros de Educación Continua, bajo la coordinación de universidades brasileñas. Se presentan algunas características del Programa y la evaluación preliminar de las acciones de la Pro-Alfabetización en Matemáticas, desarrollada en el Estado de São Paulo por el Centro de Educación Continua en Matemática, Educación Científica y Ambiental (Cecemca), núcleo de Bauru. . Participaron ciento treinta y nueve profesores tutores del Programa Pro-Alfabetización Matemática del Estado de São Paulo, en la fase inicial. Los resultados muestran que, a partir del Pró-Litramento, los profesores del curso comenzaron a tener una mirada diferente en relación a la enseñanza de la Matemática escolar, teniendo como punto de partida su práctica educativa.
Assinalam-se aqui algumas considerações sobre um Programa de Formação Continuada - Pró-Letramento - desenvolvido pela Rede Nacional de Formação de Professores de Educação Básica do Ministério da Educação, formada pelo MEC e por cinco Centros de Educação Continuada, sob a coordenação de universidades brasileiras. São apresentadas algumas características do Programa e a avaliação preliminar das ações do Pró-Letramento de Matemática, desenvolvidas no Estado de São Paulo pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca), núcleo de Bauru. Foram participantes 139 professores tutores do Programa Pró-Letramento de Matemática do Estado de São Paulo, fase inicial. Os resultados demonstram que, a partir do Pró-Letramento, os professores cursistas começaram a ter um outro olhar em relação ao ensino da Matemática escolar, tendo como ponto de partida a sua prática educativa.
A continuación se presentan algunas consideraciones sobre un Programa de Educación Continuada - Pró-Literamento - desarrollado por la Red Nacional de Formación de Docentes de Educación Básica del Ministerio de Educación, conformada por el MEC y cinco Centros de Educación Continua, bajo la coordinación de universidades brasileñas. Se presentan algunas características del Programa y la evaluación preliminar de las acciones de la Pro-Alfabetización en Matemáticas, desarrollada en el Estado de São Paulo por el Centro de Educación Continua en Matemática, Educación Científica y Ambiental (Cecemca), núcleo de Bauru. . Participaron ciento treinta y nueve profesores tutores del Programa Pro-Alfabetización Matemática del Estado de São Paulo, en la fase inicial. Los resultados muestran que, a partir del Pró-Litramento, los profesores del curso comenzaron a tener una mirada diferente en relación a la enseñanza de la Matemática escolar, teniendo como punto de partida su práctica educativa.
Assinalam-se aqui algumas considerações sobre um Programa de Formação Continuada - Pró-Letramento - desenvolvido pela Rede Nacional de Formação de Professores de Educação Básica do Ministério da Educação, formada pelo MEC e por cinco Centros de Educação Continuada, sob a coordenação de universidades brasileiras. São apresentadas algumas características do Programa e a avaliação preliminar das ações do Pró-Letramento de Matemática, desenvolvidas no Estado de São Paulo pelo Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (Cecemca), núcleo de Bauru. Foram participantes 139 professores tutores do Programa Pró-Letramento de Matemática do Estado de São Paulo, fase inicial. Os resultados demonstram que, a partir do Pró-Letramento, os professores cursistas começaram a ter um outro olhar em relação ao ensino da Matemática escolar, tendo como ponto de partida a sua prática educativa.
Descrição
Palavras-chave
Pro literacy, Continued formation program, Math education, Formación continua, A favor de la alfabetización, Educación matemática, Formação continuada, Pró-Letramento, Educação matemática
Citação
PIROLA, Nelson Antonio; MORAES, Mara Sueli Simão. O Pró-letramento e a formação continuada de professores que ensinam matemática no primeiro ciclo do Ensino Fundamental. Zetetiké , Campinas, SP, v.17, n. n. esp., p. 181-198, dez. 2009. https://doi.org/10.20396/zet.v17i0.8646798. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646798. Acesso: 2021-08-02