Política de inclusão digital mediante a informática educativa: um estudo com professores de matemática, refletindo sobre objetivos do Cabri, do Excel e do Powerpoint

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2009
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
151-180
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
17
n. esp.
dez.
Coleções
Resumo
In this article, we present results of a study conducted with mathematics teachers in Piraí, state of Rio de Janeiro. This municipality has implemented a pioneer policy of digital inclusion: the Piraí Digital Program. The aim of this research was to verify the teachers' understanding of the purposes and uses of three software programs - Cabri, PowerPoint and Excel - for teaching mathematics. We conducted visits and informal discussion, and teachers completed questionnaires. The results show that teachers have a general knowledge about the aim of each software program and illustrate their apparent understanding of such purposes in mathematics teaching. However, we found some inconsistency in the teachers' answers. The research recommends that public policies need to provide follow-up and support for teachers to implement educational computing in their classes.

En este artículo presentamos los resultados de un estudio realizado con docentes en Piraí, Río de Janeiro. En este municipio se implementó una política de inclusión digital pionera en el estado: el Programa Piraí Digital. El objetivo de la investigación fue verificar la comprensión de los profesores sobre los propósitos de Cabri Géomètre, PowerPoint y Excel en las clases de matemáticas. Se aplicaron visitas, conversaciones informales y cuestionarios. Los resultados revelan un conocimiento general de los profesores sobre los objetivos de cada software e ilustran una aparente comprensión de los educadores sobre sus propósitos en la enseñanza de las matemáticas. Sin embargo, se encontraron algunas inconsistencias en sus respuestas. La investigación recomienda que las políticas públicas monitoreen y subsidien las prácticas docentes para la implementación de la informática educativa en las clases.

Neste artigo apresentamos resultados de um estudo realizado com professores em Piraí, Rio de Janeiro. Nesse município foi implementada uma política pioneira de inclusão digital no Estado: o Programa Piraí Digital. O objetivo da pesquisa foi verificar o entendimento dos docentes sobre as finalidades do Cabri Géomètre, do PowerPoint e do Excel nas aulas de matemática. Foram realizadas visitas, conversas informais e aplicados questionários. Os resultados revelam um conhecimento geral dos professores sobre os objetivos de cada software e ilustram um aparente entendimento dos educadores sobre suas finalidades no ensino de matemática. No entanto, algumas incoerências foram encontradas em suas respostas. A investigação recomenda que políticas públicas acompanhem e subsidiem práticas docentes de implementação da informática educativa em aulas.
Descrição
Palavras-chave
Digital inclusion, Educational computing, Mathematics teachers, Inclusión digital, Computación educativa, Profesores de matematicas, Inclusão digital, Informática educativa, Professores de matemática
Citação
BAIRRAL, Marcelo Almeida; ABREU, Priscilla Fonseca de. Política de inclusão digital mediante a informática educativa: um estudo com professores de matemática, refletindo sobre objetivos do Cabri, do Excel e do Powerpoint. Zetetiké , Campinas, SP, v.17, n. n. esp., p. 151-180, dez. 2009. https://doi.org/10.20396/zet.v17i0.8646797. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646797. Acesso: 2021-08-02