O ensino de geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções dos acadêmicos do normal superior

Nenhuma Miniatura disponível
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2006
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
93-106
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
14
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
The present work tells the results of a study which investigated conceptions and difficulties of academics from the Normal Superior Course regarding the geometry teaching in the initial series of the fundamental teaching. The data were collected by observations and application of a questionnaire during the accomplishment of a minicourse that involved activities related to three-dimensional objects and two-dimensional illustrations. The questionnaire was subdivide in two moments: the first sought to verify the attributed importance, given by the participants, to the mathematical contents supplied in the fundamental teaching and the second had the purpose of identifying the participants' conceptions and the difficulties regarding the differentiation between solids and plane illustrations. The data revealed that the academics' difficulties, in geometry, are related as much to the nomination and representation in the plan of three-dimensional objects as to the differentiation between solids and plane illustrations

El presente trabajo da cuenta de los resultados de un estudio que investigó las concepciones y dificultades de los estudiantes del Curso Normal Superior con respecto a la enseñanza de la Geometría en los primeros grados de la Escuela Primaria. Los datos fueron recolectados a través de observaciones y aplicación de un cuestionario durante un curso corto que involucró actividades relacionadas con figuras geométricas planas y no planas. El cuestionario se dividió en dos etapas: la primera tuvo como objetivo verificar la importancia atribuida por los participantes a los contenidos matemáticos impartidos en la Escuela Primaria y la segunda tuvo como objetivo identificar las concepciones y dificultades de los participantes en cuanto a la diferenciación entre figuras planas y no planas. plano. Los datos revelaron que las dificultades de los académicos, en geometría, están relacionadas con la denominación, la representación en el plano y la diferenciación entre tales figuras.

O presente trabalho relata os resultados de um estudo que investigou concepções e dificuldades de acadêmicos do Curso Normal Superior a respeito do ensino de Geometria nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados mediante observações e aplicação de um questionário durante a realização de um minicurso que envolvia atividades relacionadas a figuras geométricas planas e não-planas. O questionário foi subdivido em dois momentos: o primeiro visava verificar a importância atribuída, pelos participantes, aos conteúdos matemáticos ministrados no Ensino Fundamental e o segundo tinha o propósito de identificar as concepções e dificuldades dos participantes a respeito da diferenciação entre figuras planas e não-planas. Os dados revelaram que as dificuldades dos acadêmicos, em geometria, estão relacionadas à nomeação, à representação no plano e à diferenciação entre tais figuras.
Descrição
Palavras-chave
Geometry, Conceptions and difficulties, Teacher training, Geometría, Concepciones y dificultades, Formación de profesores, Geometria, Concepções e dificuldades, Formação de professores
Citação
GUIMARAES, Sheila Denize; VASCONCELLOS, Mônica; TEIXEIRA, Leny R. M. O ensino de geometria nas séries iniciais do ensino fundamental: concepções dos acadêmicos do normal superior. Zetetiké , Campinas, SP, v.14, n. 1, p. 93-106, jan./jun. 2006. https://doi.org/10.20396/zet.v14i25.8646998. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646998. Acesso: 2021-08-02