As atitudes e as concepções dos professores de educação infantil com relação a matemática
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
1999
Autores
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
87-102
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
7
1
jan./jun.
7
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
The attitudes and conception toward mathematics presented by teachers pre-school. The main ojetive of research study was the existence and the type of attitude (positive or negative)towards mathematics is presented by teachers envolved inpre school education. It was also a goal of study to relate conceptions about math presented by teachers with positive and negative attitudes. The research was conducted in two phases. First phase subjects were 402 teachers, they answered a questionnare and scale of attitude toward mathematics. In the second phase, six teachers were selected from whithin the group and were iterviewed. The results obtained showed that this group of teachers had whose mean was 60.5 more positive attitudes with regard to mathematics. Interview analysis was able to show the attitudes (positive or negative) were not determining factors to differenciatiate the conceptions interviewed teacherrs had the teaching of mathematics in pre-school
El propósito del estudio fue identificar la existencia y tipo de actitudes (positivas y negativas) hacia la Matemática presentes en los docentes de educación infantil. Y también analizar si los profesores con actitudes positivas hacia las Matemáticas tienen concepciones diferentes sobre la enseñanza de las Matemáticas de aquellos con actitudes negativas. El estudio se llevó a cabo en dos fases. En la primera fase participaron 402 docentes de educación infantil de la red municipal de Bauru, SP, y los instrumentos utilizados fueron un cuestionario y una escala de actitudes hacia las matemáticas tipo Likert. En la segunda fase del estudio, se entrevistó a seis profesores, seleccionados dentro del grupo. Los resultados obtenidos mostraron que este grupo de docentes tiene actitudes más positivas hacia las matemáticas y que las actitudes (positivas o negativas) no fueron determinantes para diferenciar las concepciones que los docentes entrevistados tienen sobre la enseñanza de las Matemáticas en la educación infantil.
A finalidade do estudo foi identificar a existência e o tipo de atitudes (positivas e negativas) com relação à Matemática presentes nos professores de educaçào infantil. E analisar, também, se professores com atitudes positivas em relaçào à Matemática possuem concepções sobre o ensino da Matemática diferentes daqueles com atitudes negativas. O estudo foi relizado em duas fases. Participaram da priemira fase 402 professores de educação infantil da rede municipal de Bauru, SP e os instrumentos usados foram um questionario e uma escala de atitudes com relação a Matemática, do tipo Likert. Na segunda fase do estudo, froam entrevistados seis professores, selecionados dentro do grupo. Os resultados obtido mostraram que esse grupo de professores possui atitudes mais positivas com relação à matemática e que as atitudes (positivas ou negativas) não foram determinantes para diferenciar as concepções que os professores entrevistados possuem sobre o ensino da Matemática na educação infantil.
El propósito del estudio fue identificar la existencia y tipo de actitudes (positivas y negativas) hacia la Matemática presentes en los docentes de educación infantil. Y también analizar si los profesores con actitudes positivas hacia las Matemáticas tienen concepciones diferentes sobre la enseñanza de las Matemáticas de aquellos con actitudes negativas. El estudio se llevó a cabo en dos fases. En la primera fase participaron 402 docentes de educación infantil de la red municipal de Bauru, SP, y los instrumentos utilizados fueron un cuestionario y una escala de actitudes hacia las matemáticas tipo Likert. En la segunda fase del estudio, se entrevistó a seis profesores, seleccionados dentro del grupo. Los resultados obtenidos mostraron que este grupo de docentes tiene actitudes más positivas hacia las matemáticas y que las actitudes (positivas o negativas) no fueron determinantes para diferenciar las concepciones que los docentes entrevistados tienen sobre la enseñanza de las Matemáticas en la educación infantil.
A finalidade do estudo foi identificar a existência e o tipo de atitudes (positivas e negativas) com relação à Matemática presentes nos professores de educaçào infantil. E analisar, também, se professores com atitudes positivas em relaçào à Matemática possuem concepções sobre o ensino da Matemática diferentes daqueles com atitudes negativas. O estudo foi relizado em duas fases. Participaram da priemira fase 402 professores de educação infantil da rede municipal de Bauru, SP e os instrumentos usados foram um questionario e uma escala de atitudes com relação a Matemática, do tipo Likert. Na segunda fase do estudo, froam entrevistados seis professores, selecionados dentro do grupo. Os resultados obtido mostraram que esse grupo de professores possui atitudes mais positivas com relação à matemática e que as atitudes (positivas ou negativas) não foram determinantes para diferenciar as concepções que os professores entrevistados possuem sobre o ensino da Matemática na educação infantil.
Descrição
Palavras-chave
Teachers, Attitudes, Conceptions, Mathematics, Educational psychology, Pre-school, Maestros, Actitudes, Concepciones, Matemáticas, Psicología educativa, Preescolar, Professores, Atitudes, Concepções, Matemática, Psicologia educacional, Pré-escola
Citação
MORON, Claudia Fonseca. As atitudes e as concepções dos professores de educação infantil com relação a matemática. Zetetiké , Campinas, SP, v.7, n. 1, p. 87-102, jan./jun. 1999. https://doi.org/10.20396/zet.v7i11.8646836. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646836. Acesso: 2021-08-02