Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente a matemática e seu ensino

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2004
ORCID
Título do Períodico
Zetetiké
ISSN
2176-1744
Página(s)/e-location
9-34
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
12
1
jan./jun.
Coleções
Resumo
This study intended to discuss personal philosophies that graduating students of pedagogy bring from their mathematical formation in Basic Education (elementary school), as well as understand how these philosophies intervene in the relations they have established with Mathematics and its teaching. The study included 157 individuals, coming from three different institutions of higher education, in four different cities in the state of São Paulo. The instrument used was the discussion of a teaching case. The analysis focused: 1) the identification (or not) of mathematical ideas present in strategies employed in the observed teaching case; 2) the students’ personal philosophies regarding mathematics and its teaching and Education in general. Most of the graduating students concentrated only on the description of the pupils’ procedures in the proposed case, granting the conceptual issue a secondary level of importance. They also found many difficulties in assuming the case teacher’s place, and revealed a dual vision of mathematics teaching.

Este estudio buscó discutir las filosofías personales que traen los licenciados en Pedagogía desde su formación matemática en Educación Básica y comprender cómo interfieren en las relaciones que establecen con esta ciencia y su enseñanza. Un total de 157 sujetos de tres instituciones de educación superior diferentes en campus ubicados en cuatro ciudades de São Paulo participaron en el estudio. El instrumento utilizado fue la discusión de un caso didáctico. El análisis se centró en: 1) la identificación o no de las ideas matemáticas presentes en las estrategias utilizadas en el caso de enseñanza; 2) las filosofías personales de los estudiantes hacia las matemáticas y su enseñanza y educación en general. La mayoría de los estudiantes se limitaron a describir los procedimientos utilizados por los estudiantes en el caso propuesto, relegando la cuestión conceptual a un nivel secundario y encontraron dificultades para ponerse en el lugar del profesor, además de revelar una visión dualista de la enseñanza de las matemáticas.

O presente estudo buscou discutir as filosofias pessoais que os graduandos em Pedagogia trazem de sua formação matemática na Educação Básica e compreender como elas interferem nas relações que estabelecem com essa ciência e o seu ensino. Participaram do estudo 157 sujeitos, de três diferentes instituições de ensino superior de campi localizados em quatro cidades paulistas. O instrumento utilizado foi a discussão de um caso de ensino. A análise se centrou em: 1) a identificação ou não das idéias matemáticas presentes nas estratégias utilizadas no caso de ensino; 2) as filosofias pessoais dos graduandos frente à matemática e ao seu ensino e à educação de forma mais ampla. A maioria dos graduandos limitou-se a descrever os procedimentos utilizados pelos alunos no caso proposto, relegando a questão conceitual para um plano secundário e encontrou dificuldades em se colocar no lugar da professora, além de revelar uma visão dualista do ensino de matemática.
Descrição
Palavras-chave
Beliefs and values, Formation of primary teachers, Mathematics teaching, Creencias y valores, Formación de profesores de primer grado, Enseñanza de matemáticas, Crenças e valores, Fomação de professores das series iniciais, Ensino de matemática
Citação
NACARATO, Adair Mendes; PASSOS, Carmen Lucia Brancaglion; CARVALHO, Dione Lucchesi de. Os graduandos em pedagogia e suas filosofias pessoais frente a matemática e seu ensino. Zetetiké , Campinas, SP, v.12, n. 1, p. 9-34, jan./jun. 2004. https://doi.org/10.20396/zet.v12i21.8646963. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646963. Acesso: 2021-08-02