Formação continuada para docentes do ensino superior da Universidade do Vale do Itajaí: o olhar de formadoras do GEPES/Univali
Carregando...
Tipo
Relatos de Experiências
Classficação
Nível técnico
Data
2016
ORCID
Título do Períodico
Revista Internacional da Educação Superior
ISSN
2446-9424
Página(s)/e-location
366-381
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
2
2
maio/ago.
2
2
maio/ago.
Resumo
This experience report presents the five trainer look belonging Study and Research Group in Higher Education -GEPES/UNIVALI, for Continued Formation Program to Higher Education by University of Vale do Itajaí –CF-UNIVALI. The main objective aims to highlight relevant experiences of trainer teachers with their peers in that program. Specific objectives are: reflect to its meaning, identify the positive aspects, describe conflicts, tensions and difficulties and provide essential aspects in the training. The main reasons for the preparation of the article are: be a trainer in CF-UNIVALI is challenging, mainly because it is a work with their peers: the need to socialize experience, about the training performance, given the few publications. Its methodology showed changes in its operational formats since its implementation in 2000, whose teaching participation was voluntary. Workshops, lectures, conferences, round table, experience reports, video conference, distance education activities,and others,include institutional and specific themes,during the months of February and July, in three shifts, in all campus.Based on content developed in this article, we have as final consideration, that,to be a trainer is to exercise and transit in the field of attitudes, skills and competences of teaching, be reflective and researcher teacher,talking and overcoming the challengesand pedagogical confrontation, in support of humanand socialdevelopment and quality of higher education, established at institutional education policy. It is hope that this article contributes other reflections, studies and research on the role of the trainer in this type of training.
Este relato de experiencias expone la visión de cinco formadorasdel Grupo de Estudios y Investigación en Educación Superior -GEPES/UNIVALI, al Programa de Educación Continuada para Docente de Educación Superior de esa institución (FC UNIVALI). El objetivo general pretende resaltar experiencias importantes de docentes profesionales, formadoras de sus colegas en el citado Programa, mientras los específicos, son reflexionar sobre su significado; identificar los aspectos positivos; describir los conflictos, tensiones y dificultades e, mostrar aspectos indispensables en el acto de la formación. Las principales razones para o presente artículo fueron: ser formadorade la FC-UNIVALI es desafiador, principalmente, por ser un trabajo con sus colegas; la necesidad de socializar experiencias, sobre la acción de las formadoras, debido a las pocas publicaciones.A la metodología, hubo ajustes en formatos operativos desde su implementación en 2000,cuya participación fue voluntaria enseñanza. Talleres, conferencias,informes de experiencias, videoconferencia, actividades de enseñanza a distancia, incluyen temas institucionales y específicos durante los meses de febrero y julio, en tres turnos, en todos los campus.Tiene como consideración final, que ser formadoraes practicar y transitar enel áreade las actitudes, las habilidades y competencias de la enseñanza; de ser profesor reflexivo e investigador, dialogando y superando los desafíosy conflictos pedagógicos, en favor del desarrollo humano, socialyde la calidad de la educación superior, establecido en la política educativa institucional. Se espera que este artículo contribuya con otras reflexiones, estudios y investigaciones sobre el papel del formador en ese tipo de educación.
Este relato de experiências apresenta o olhar de cinco formadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UNIVALI, ao Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior dessa instituição, doravante FC-UNIVALI. O objetivo geral visa destacar experiências relevantes de docentes profissionais formadoras com seus pares no referido Programa. Os objetivos específicos são: refletir sobre o seu significado; identificar os aspectos positivos; descrever conflitos, tensões e dificuldades e, apresentar aspectos indispensáveis das formadoras no ato da formação. As razões norteadoras para elaboração do artigo são: ser formadora da FC-UNIVALI é desafiador, principalmente, por ser um trabalho com seus pares; a necessidade de se socializar experiências, sobre a atuação de formadoras, dada as poucas publicações. A partir dos conteúdos desenvolvidos, neste artigo, tem-se, como consideração final, que ser formadora é exercitar e transitar no campo das atitudes, habilidades e competências da docência, do ser professor reflexivo e pesquisador, dialogando e superando os desafios e enfrentamentos pedagógicos, em prol do desenvolvimento humano, social e da qualidade do ensino superior, estabelecido numa política de ensino institucional. Espera-se que este artigo contribua com outras reflexões, estudos e pesquisas sobre o papel do formador nesse tipo de formação.
Este relato de experiencias expone la visión de cinco formadorasdel Grupo de Estudios y Investigación en Educación Superior -GEPES/UNIVALI, al Programa de Educación Continuada para Docente de Educación Superior de esa institución (FC UNIVALI). El objetivo general pretende resaltar experiencias importantes de docentes profesionales, formadoras de sus colegas en el citado Programa, mientras los específicos, son reflexionar sobre su significado; identificar los aspectos positivos; describir los conflictos, tensiones y dificultades e, mostrar aspectos indispensables en el acto de la formación. Las principales razones para o presente artículo fueron: ser formadorade la FC-UNIVALI es desafiador, principalmente, por ser un trabajo con sus colegas; la necesidad de socializar experiencias, sobre la acción de las formadoras, debido a las pocas publicaciones.A la metodología, hubo ajustes en formatos operativos desde su implementación en 2000,cuya participación fue voluntaria enseñanza. Talleres, conferencias,informes de experiencias, videoconferencia, actividades de enseñanza a distancia, incluyen temas institucionales y específicos durante los meses de febrero y julio, en tres turnos, en todos los campus.Tiene como consideración final, que ser formadoraes practicar y transitar enel áreade las actitudes, las habilidades y competencias de la enseñanza; de ser profesor reflexivo e investigador, dialogando y superando los desafíosy conflictos pedagógicos, en favor del desarrollo humano, socialyde la calidad de la educación superior, establecido en la política educativa institucional. Se espera que este artículo contribuya con otras reflexiones, estudios y investigaciones sobre el papel del formador en ese tipo de educación.
Este relato de experiências apresenta o olhar de cinco formadoras do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Superior - GEPES/UNIVALI, ao Programa de Formação Continuada para Docentes do Ensino Superior dessa instituição, doravante FC-UNIVALI. O objetivo geral visa destacar experiências relevantes de docentes profissionais formadoras com seus pares no referido Programa. Os objetivos específicos são: refletir sobre o seu significado; identificar os aspectos positivos; descrever conflitos, tensões e dificuldades e, apresentar aspectos indispensáveis das formadoras no ato da formação. As razões norteadoras para elaboração do artigo são: ser formadora da FC-UNIVALI é desafiador, principalmente, por ser um trabalho com seus pares; a necessidade de se socializar experiências, sobre a atuação de formadoras, dada as poucas publicações. A partir dos conteúdos desenvolvidos, neste artigo, tem-se, como consideração final, que ser formadora é exercitar e transitar no campo das atitudes, habilidades e competências da docência, do ser professor reflexivo e pesquisador, dialogando e superando os desafios e enfrentamentos pedagógicos, em prol do desenvolvimento humano, social e da qualidade do ensino superior, estabelecido numa política de ensino institucional. Espera-se que este artigo contribua com outras reflexões, estudos e pesquisas sobre o papel do formador nesse tipo de formação.
Descrição
Palavras-chave
Continued formation to higher education, Trainer’s role, Training to their peers, Formación continua de educación superior, Papel delasformadoras, Formaciónpara sus colegas, Formação continuada no ensino superior, Papel do formador, Formação para os pares
Citação
KUROSHIMA, Kátia Naomi; PEREIRA, Yára Christina Cesário; DACOREGGIO, Marlete dos Santos; HOHMANN, Claudia Kuinta Dias; LUZ, Sueli Petry da. Formação continuada para docentes do ensino superior da Universidade do Vale do Itajaí: o olhar de formadoras do GEPES/Univali. Revista Internacional da Educação Superior , Campinas, SP, v.2, n. 2, p. 366-381, maio/ago. 2016. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7618. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650556. Acesso: 2021-07-28