Universidade, cultura e cienticifização das sociedades modernas

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2016
Título do Períodico
Revista Internacional da Educação Superior
ISSN
2446-9424
Página(s)/e-location
229-240
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
2
2
maio/ago.
Resumo
It deals with the current devaluation of cultural education at the University. Taking into account the nature, extent and implications of scientification processes of modern societies, deepens the argument in the case of scientific culture. It defends a humanistic view of science, citizen science, which must guide the construction and development of scientific culture in modern societies that want open and democratic and are suggestions on how to improve such development.

Se aborda la desvalorización actual de la formacióncultural enla Universidad. Teniendo en cuenta la naturaleza, amplitud e implicaciones de los procesos de cientificizaciónde las sociedades modernas, seprofundizaelargumento enelcaso de la cultura científica. Se defiende una visión humanista de ciencia, ciencia ciudadana, que debe guiar la construcción ydesarrollo de la cultura científica enlas sociedades modernas que se quierenabiertas ydemocráticas yse presentan sugerenciasde cómo mejorar dichodesarrollo.

Aborda-se a desvalorização actual da formação cultural na Universidade. Tendo em conta a natureza, amplitude e implicações dos processos de cientificização das sociedades modernas, aprofunda-se o argumento no caso da cultura científica. Defende-se uma visão humanista de ciência, ciência cidadã, que deve guiar a construção e desenvolvimento da cultura científica nas sociedades modernas que se querem abertas e democráticas e apresentam-se sugestões de como melhorar tal desenvolvimento.
Descrição
Palavras-chave
University, Scientific culture, Humanism, Universidad, Cultura científica, Humanismo, Universidade, Cultura científica, Humanismo
Citação
CACHAPUZ, António. Universidade, cultura e cienticifização das sociedades modernas. Revista Internacional da Educação Superior , Campinas, SP, v.2, n. 2, p. 229-240, maio/ago. 2016. https://doi.org/10.22348/riesup.v2i2.7626. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650548. Acesso: 2021-07-28