Aromas e odores: ensino de funções orgânicas em sequência de ensino-aprendizagem
Carregando...
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2018
Título do Períodico
ACTIO: Docência em Ciências
ISSN
2525-8989
Página(s)/e-location
214-236
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Curitiba, PR
3
2
mai./ago
3
2
mai./ago
Coleções
Resumo
This research is result of the Work of Completing the Teaching for the discipline Supervised Curricular Stage II, characterized by an action research carried out during stage regency. In this work, was developed a story and an analysis of a didactic sequence developed from the teaching-learning sequence(TLS) on perspective of Mehéut & Psillos (2004) . The subject of the classroom worker deals with Organic Functions starting from the sensation of "happiness". Work with 3rd year High School students of Ponta Grossa-PR public school, with the theme "Smells and Odors", seeking to relate the sensations and the organic functions. The activities developed included experimental practices, use of movies, demonstrative activities, groups works and individuals. As the main results of the developed teaching-learning sequence (TLS), we highlight an approach in which the students are able to make between the scientific knowledge and the real world, propitiated by the TLS classroom structure. And of the activities used in the classroom we obtain also as product of this sequence a production of two poems developed by two groups of students.
Esta pesquisa é resultado do Trabalho de Conclusão de Docência (TCD) para a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, caracterizando-se por uma pesquisa-ação realizada durante a regência de estágio. Neste trabalho é feito o relato e a análise de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva da teaching-learning sequence(TLS), do inglês sequência de ensino-aprendizagem, de Mehéut & Psillos (2004). O assunto trabalhado em sala de aula trata-se de funções orgânicas relacionadas à sensação de “felicidade”. Trabalhou-se com alunos do 3º ano do ensino médio de um colégio da rede pública da cidade de Ponta Grossa-PR, com o tema “aromas e odores”, buscando relacionar as sensações às funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluem práticas experimentais, uso de filmes, atividades demonstrativas, trabalhos em grupo e individuais. Como principal resultado da sequência didática desenvolvida destaca-se a aproximação que os estudantes foram capazes de fazer entre os conhecimentos científicos e o mundo real, a partir da estrutura das aulas pautada na TLS. E das atividades utilizadas em sala de aula, obtivemos também como produto desta sequência a produção de dois poemas desenvolvidos por dois grupos de alunas.
Esta pesquisa é resultado do Trabalho de Conclusão de Docência (TCD) para a disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II, caracterizando-se por uma pesquisa-ação realizada durante a regência de estágio. Neste trabalho é feito o relato e a análise de uma sequência didática desenvolvida na perspectiva da teaching-learning sequence(TLS), do inglês sequência de ensino-aprendizagem, de Mehéut & Psillos (2004). O assunto trabalhado em sala de aula trata-se de funções orgânicas relacionadas à sensação de “felicidade”. Trabalhou-se com alunos do 3º ano do ensino médio de um colégio da rede pública da cidade de Ponta Grossa-PR, com o tema “aromas e odores”, buscando relacionar as sensações às funções orgânicas. As atividades desenvolvidas incluem práticas experimentais, uso de filmes, atividades demonstrativas, trabalhos em grupo e individuais. Como principal resultado da sequência didática desenvolvida destaca-se a aproximação que os estudantes foram capazes de fazer entre os conhecimentos científicos e o mundo real, a partir da estrutura das aulas pautada na TLS. E das atividades utilizadas em sala de aula, obtivemos também como produto desta sequência a produção de dois poemas desenvolvidos por dois grupos de alunas.
Descrição
Palavras-chave
smells, sensations, Didactic sequence, Organic functions, Chemistry educatiom, aromas; sensações, sequência didática, TLS, funções orgânicas
Citação
KAZMIERCZAK, Elton; ROCHA, Rafael Novatski da; MONTEIRO, Tatiane Skeika, FREIRE, Leila Ines Follmann SILVA, Jeremias Borges da Silva. Aromas e odores: ensino de funções orgânicas em sequência de ensino-aprendizagem. AC