A percepção de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a vivência da pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2019
Título do Períodico
ACTIO: Docência em Ciências
ISSN
2525-8989
Página(s)/e-location
449-464
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Curitiba, PR
4
3
set./dez
Resumo
The aim of this article is to understand how the elementary school students perceive the experiences provided by a Learning Unit about the origin of the planet Earth and the life that exists in it, from the perspective of classroom research. It is a research with qualitative approach of the case study type. The study participants were 23 students from the 4th year of Elementary School, primary years, from a municipal public school in the countryside of Rio Grande do Sul. During two months a Learning Unit on the theme was developed, based on the interests expressed in questions formulated by the students themselves. After the proposal was developed, eight students participated in a semi-structured interview, recorded in audio and later transcribed. The answers were treated via Discursive Textual Analysis. The results provide indications to ensure the relevance of methodological proposals that valuethe students' knowledge and their protagonist, as well as consider their interests expressed in questions

O presente artigo tem como objetivo compreender de que modo os estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental percebem as vivências proporcionadas a partir de uma Unidade de Aprendizagem sobre a origem do planeta Terra e da vida existente nele, na perspectiva da pesquisa em sala de aula. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes do estudo foram 23 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública municipal do interior do Rio Grande do Sul. Durante dois meses uma Unidade de Aprendizagem sobre o tema foi desenvolvida, a partir dos interesses expressos em perguntas formuladas pelos próprios estudantes. Após o desenvolvimento da proposta, oito estudantes participaram de uma entrevista semiestruturada, gravada em áudio e, posteriormente transcrita. As respostas foram tratadas via Análise Textual Discursiva. Os resultados fornecem indicativos para assegurar a relevância de propostas metodológicas que valorizem os conhecimentos dos estudantes e seu protagonismo, bem como considerem os seus interesses expressos em perguntas.
Descrição
Palavras-chave
Science Teaching, Classroom Research, Learning Unit, Ensino de Ciências, Pesquisa em Sala de Aula, Unidade de Aprendizagem
Citação
GALLE, Lorita Aparecida Veloso; GALLON, Mônica da Silva; SILVEIRA, Alessandra Tatiana Krause. A percepção de estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a vivência da pesquisa a partir de uma unidade de aprendizagem. ACTIO: Docência em Ciências , Curitiba, PR, v.4, n. 3, p. 449-464, set./dez. 2019. http://doi.org/10.3895/actio.v4n3.10559. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10559. Acesso: 2021-07-26