Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2020
Autores
Título do Períodico
ACTIO: Docência em Ciências
ISSN
2525-8989
Página(s)/e-location
1-17
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Curitiba, PR
5
3
set./dez
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Coleções
Resumo
The teaching of Financial Mathematics in high school represents a great opportunity to use the subject of Mathematics in a less expository and with a more critical and reflective attitude of the students, in order to build useful knowledge for the exercise of their citizenship. In this work, the critical teaching proposal from the resolution of problems is complemented by the application of simple and compound interest knowledge tothe understanding of Fixed and Variable Income applications, in addition to the practical demonstrations of the use of the Price and SAC amortization systems. Thus, based also on different references on the theme, one can realize that, in addition to acting as an instrument of contextualization for different everyday situations, Financial Mathematics can be a transforming tool through the students' experience in Mathematics. The research carried out is anchored in analysis of articles who report classes inwhich was adopted the Method Based Learning Problem Solving (ABRP), which can stimulate reasoning and students' intuition, and develop a lesson proposal that assimilates the reported strengths, to then submit this proposal for evaluation of Mathematics teachers. As a result, it was noticed that most of the teachers who participated in the evaluation approved the lesson suggested in this paper, but many of them found it difficult to implement the idea and to convince the students of the importance of the topic. As a conclusion, it was noted that the suggested classes should be adapted to the students' assessed abilities and to their interest in learning an extra content that requires more participation.
O ensino da Matemática Financeira no ensino médio representa uma grande oportunidade de utilizar a disciplina de Matemática de maneira menos expositiva e com maior atitude crítica e reflexiva dos alunos, podendo construir conhecimentos úteis para o exercício de sua cidadania. Neste trabalho, a proposta de ensino crítico a partir da resolução de problemas é complementada com a aplicação dos conhecimentos de juros simples e compostos ao entendimento das aplicações de Renda Fixa e Variável, além das demonstrações práticas do uso dos sistemas de amortização Price e SAC. Dessa forma, baseando-se também em diferentes referenciais a respeito do tema, pode-se perceber que, além de atuar como instrumento de contextualização para diversas situações do cotidiano, a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta transformadora mediante a experiência dos alunos nas aulas de atemática. A pesquisa realizada está ancorada em análises de artigos que relatam aulas em que se adotou o método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), o qual pode estimular o raciocínio e a intuição dos alunos, e elaborar uma proposta de aula que assimile os pontos fortes relatados, para depois, submeter essa proposta à avaliação de professores de Matemática. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos professores que participaram da avaliação aprovou a proposta de aula sugerida neste trabalho, mas muitos deles consideraram difícil implementar a ideia e convencer os alunos da importância do tema. Por fim, notou-se que as aulas sugeridas devem ser adaptadas às capacidades avaliadas dos alunos e seu interesse em aprender um conteúdo extra e que exige maior participação.
O ensino da Matemática Financeira no ensino médio representa uma grande oportunidade de utilizar a disciplina de Matemática de maneira menos expositiva e com maior atitude crítica e reflexiva dos alunos, podendo construir conhecimentos úteis para o exercício de sua cidadania. Neste trabalho, a proposta de ensino crítico a partir da resolução de problemas é complementada com a aplicação dos conhecimentos de juros simples e compostos ao entendimento das aplicações de Renda Fixa e Variável, além das demonstrações práticas do uso dos sistemas de amortização Price e SAC. Dessa forma, baseando-se também em diferentes referenciais a respeito do tema, pode-se perceber que, além de atuar como instrumento de contextualização para diversas situações do cotidiano, a Matemática Financeira pode ser uma ferramenta transformadora mediante a experiência dos alunos nas aulas de atemática. A pesquisa realizada está ancorada em análises de artigos que relatam aulas em que se adotou o método da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP), o qual pode estimular o raciocínio e a intuição dos alunos, e elaborar uma proposta de aula que assimile os pontos fortes relatados, para depois, submeter essa proposta à avaliação de professores de Matemática. Como resultados, percebeu-se que a maioria dos professores que participaram da avaliação aprovou a proposta de aula sugerida neste trabalho, mas muitos deles consideraram difícil implementar a ideia e convencer os alunos da importância do tema. Por fim, notou-se que as aulas sugeridas devem ser adaptadas às capacidades avaliadas dos alunos e seu interesse em aprender um conteúdo extra e que exige maior participação.
Descrição
Palavras-chave
Financial Mathematics, ABRP, Financial Market, Renda Fixa, Renda Variável, Matemática Financeira, Cidadania
Citação
ANDRADE III, Paulo Hora de. Contextualização da matemática financeira com noções de mercado financeiro: uma proposta de ensino crítico e ativo no ensino médio. ACTIO: Docência em Ciências , Curitiba, PR, v.5, n. 3, p. 1-17, set./dez. 2020. http://doi.org/10.3895/actio.v5n3.10905. Disponível em: https://periodicos.utfpr.edu.br/actio/article/view/10905. Acesso: 2021-07-26