O silenciamento do multiculturalismo na pauta das Universidades Federais do sudeste e nordeste brasileiro tendências na formação do bibliotecário e cientista da informação
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2018
Título do Períodico
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
ISSN
1678-765X
Página(s)/e-location
433-460
Idioma(s)
en, pt
Fonte
Fonte
Campinas
16
2
maio/ago.
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Resumo
This article investigates the graduation system of librarians and information science scientists, at federal universities of the southeast and northeast regions of Brazil. More precisely, our research aims to discuss the extent to which the courses on Library Science and Information Science encompass Multiculturalism in the field of university teaching, research and extension. We take account of the theoretical framework of Multiculturalism and Intercultural Education, leading an investigation of qualitative and quantitative nature. The evidence indicates that the discussions on Multiculturalism still occurs in an incipient way in four of the six universities of the southeast. More than that, the debate is absent at two universities in this region. On the other hand, in the Northeast region it is incipient in four of the eight universities surveyed, being absent in the others. Our work may contribute to stimulate reflections on the role of the university in the informational demands of multicultural societies.
Este artigo investiga a formação do bibliotecário e do cientista da informação nas universidades federais das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Mais precisamente, nossa pesquisa visa discutir até que ponto os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação contemplam o Multiculturalismo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Levamos em consideração o referencial teórico do Multiculturalismo e da Educação Intercultural, realizando uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa. As evidências apontam que as discussões sobre Multiculturalismo ainda ocorrem de forma incipiente em quatro das seis universidades do Sudeste. Mais que isso, estão ausentes em duas universidades dessa região. Por outro lado, na região Nordeste se dão de forma incipiente em quatro das oito universidades pesquisadas, estando ausente nas demais. Nosso trabalho poderá contribuir no sentido de estimular a reflexão sobre o papel da universidade face às demandas informacionais das sociedades multiculturais.
Este artigo investiga a formação do bibliotecário e do cientista da informação nas universidades federais das regiões Sudeste e Nordeste do Brasil. Mais precisamente, nossa pesquisa visa discutir até que ponto os cursos de Biblioteconomia e Ciência da Informação contemplam o Multiculturalismo no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão universitária. Levamos em consideração o referencial teórico do Multiculturalismo e da Educação Intercultural, realizando uma investigação de natureza qualitativa e quantitativa. As evidências apontam que as discussões sobre Multiculturalismo ainda ocorrem de forma incipiente em quatro das seis universidades do Sudeste. Mais que isso, estão ausentes em duas universidades dessa região. Por outro lado, na região Nordeste se dão de forma incipiente em quatro das oito universidades pesquisadas, estando ausente nas demais. Nosso trabalho poderá contribuir no sentido de estimular a reflexão sobre o papel da universidade face às demandas informacionais das sociedades multiculturais.
Descrição
Palavras-chave
Graduation system, Librarian, Information scientist, Multiculturalism, Federal universities, Formação, Bibliotecário, Cientista da informação, Multiculturalismo, Universidades federais
Citação
COSTA, Claudio Moises da; ALENCAR, Patricia Vargas. O silenciamento do multiculturalismo na pauta das Universidades Federais do sudeste e nordeste brasileiro tendências na formação do bibliotecário e cientista da informação. RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação , Campinas, v.16, n. 2, p. 433-460, maio/ago. 2018. https://doi.org/10.20396/rdbci.v16i2.8649938. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/8649938. Acesso: 2021-07-23