Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Revista Internacional de Educação Superior
ISSN
2446-9424
Página(s)/e-location
1–15
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
3
2
maio/ago.
Resumo
The theme we approach in this essay demands positioning of the Educational Policies, regarding to overcoming the historical delay on the access opportunities, continuity and quality in Brazilian Higher Education, aiming its democratic action. The text has a theoretical aspect, and it has bibliographic and qualitative nature. This paper discusses the neoliberal globalization’s calls, which transform knowledge into merchandise, impacting on the process of exclusion, on the determinations generated from the multilateral institutions, which produce transnationalization of Educational Policies. On the horizon of utopia, it resists the fight that aims education, culture, science and knowledge as goods to be shared in a solidary way, in other words, as public goods, towards the opportunities expansion.

La temática abordada en este ensayo exige posicionamiento de las Políticas Educacionales en sentido de superación del retraso histórico de las oportunidades de acceso, permanencia y calidad de la Enseñanza Superior en el país, en la perspectiva de su democratización. El texto tiene carácter teórico, de naturaleza bibliográfica y cualitativa. El artículo discute los llamamientos de la globalización neoliberal que transforma el conocimiento en mercancía, impactando en el proceso de exclusión, bajo las determinaciones originarias de los organismos multilaterales, los cuales producen la transnacionalización de las Políticas Educacionales. En el horizonte de la utopía, reside la lucha para que la educación, la cultura, la ciencia y el conocimiento sean tratados como bienes a ser solidariamente compartidos, es decir como bienes públicos, rumbo a la ampliación de las oportunidades.

A temática abordada neste ensaio exige posicionamento das Políticas Educacionais no sentido de superação do atraso histórico das oportunidades de acesso, permanência e qualidade do Ensino Superior no país, na perspectiva de sua democratização. O texto é de caráter teórico, de natureza bibliográfica e qualitativa. O artigo discute os apelos da globalização neoliberal que transforma o conhecimento em mercadoria, impactando no processo de exclusão, sob as determinações originárias dos organismos multilaterais, os quais produzem a transnacionalização das Políticas Educacionais. No horizonte da utopia, reside a luta para que a educação, a cultura, a ciência e o conhecimento sejam tratados como bens a serem solidariamente compartilhados, ou seja como bens públicos, rumo à ampliação das oportunidades.
Descrição
Palavras-chave
Educational policies. Neoliberal globalization. Democratization. International institutions., Políticas educacionales. Globalización neoliberal. Democratización. Organismos internacionales., Políticas educacionais. Globalização neoliberal. Democratização. Organismos internacionais.
Citação
SUDBRACK, Edite Maria; NOGARO, Arnaldo. Por uma universidade para o mercado ou para todos: democracia e emancipação. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v.3, n. 2, p. 1–15, maio/ago. 2017. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i2.7783. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650612. Acesso: 2021-07-22