As reformas da educação superior e as metamorfoses do trabalho docente na economia capitalista flexível

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2017
Título do Períodico
Revista Internacional de Educação Superior
ISSN
2446-9424
Página(s)/e-location
1–21
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
3
1
jan./abr.
Resumo
The present work aims to understand how and to what extent the neoliberal educational policies implemented since the 1990s, coupled with the patterns of global economic restructuring, have favored the process of intensification and precariousness of teaching work in institutions of Higher education institutions (HEIs). Through a qualitative approach, we first analyze the transformations in the capitalist mode of production / accumulation and their interconnections with the structural adjustment and modernization reforms of the State, whose proposals have accelerated the process of commodification of education Higher. Finally, we seek to reflect on the effects of the flexible accumulation model (flexible production / neoliberalism) on the nature and conditions of teaching work. To this end,it is assumed that the transformations in the productive and political structure of capitalism have led to the directing of educational policies in favor of mercantilist interests and the consequent submission of teaching work to the logic of capital. From this study, it was concluded that the structural transformations of the capitalist mode of production, undertaken under the prism of the economic reductionism of neoliberal contribution, have intensified the precariousness of the working conditions of teachers, through the degradation of labor rights, the imposition of regimes And more flexible employment contracts and the strong and widespread enhancement of the productive capacity of the workforce.

Este estudio tiene como objetivo comprender cómo y en qué medida las políticas educativas de los neoliberales implementadas a partir de la década de 1990, vinculados a los patrones globales de reestructuración económica han favorecido el proceso de intensificación y la precariedad del trabajo docente en las instituciones de educación superior (IES) públicas y privadas. A través de un enfoque cualitativo, es, en primer lugar, un análisis de las transformaciones se produjo en el modo de producción/acumulación capitalista y sus interconexiones con las reformas de ajuste estructural y la modernización del Estado, cuyas propuestas han acelerado el proceso de mercantilización de educación más alto. Por último, tratar de reflexionar sobre los efectos causados por el modelo de acumulación flexible (flexible de fabricación / neoliberalismo) la naturaleza y condiciones de la enseñanza. Por lo tanto, se parte de la suposición de que los cambios en la producción y la estructura política capitalista han dado lugar a la focalización de las políticas educativas en favor de los intereses mercantilistas y la posterior presentación de la enseñanza de la lógica del capital. A partir de este estudio, se concluyó que las transformaciones estructurales del modo de producción capitalista, llevado a cabo a la luz del reduccionismo económico de oferta neoliberal, se han intensificado las precarias condiciones de trabajo de los profesores, a través de la degradación de los derechos laborales, los esquemas de imposición y contratos de trabajo más flexibles y la mejora grave y generalizada de la capacidad productiva de la fuerza de trabajo.

O presente trabalho visa compreender de que forma e em que medida as políticas educacionais de caráter neoliberal implementadas a partir da década de 1990, articuladas aos padrões de reestruturação econômica global, têm favorecido o processo de intensificação e precarização do trabalho docente nas instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas. Por meio de uma abordagem qualitativa, faz-se, primeiramente, uma análise das transformações ocorridas no modo de produção/acumulação capitalista e as suas interconexões com as reformas de ajuste estrutural e modernização do Estado, cujas propostas têm acelerado o processo de mercantilização da educação superior. Para finalizar, busca-se refletir sobre os efeitos provocados pelo modelo de acumulação flexível (produção flexível/neoliberalismo) à natureza e as condições do trabalho docente. Para tanto, parte-se do pressuposto de que astransformações na estrutura produtiva epolítica do capitalismo têm provocado o direcionamento das políticas educacionais a favor dos interesses mercantilistas e a consequente submissão do trabalho docente à lógica do capital. A partir desse estudo, concluí-se que as transformações estruturais do modo capitalista de produção, empreendidas sob o prisma do reducionismo econômico de aporte neoliberal, têm intensificado a precarização das condições de trabalho docente, mediante a degradação dos direitos trabalhistas, a imposição de regimes e contratos de trabalho mais flexíveis e a acentuada e generalizada potenciação da capacidade produtiva da força de trabalho.
Descrição
Palavras-chave
Teacher work. Higher education. Educational policy. Flexible accumulation., Trabajo docente. Educación universitaria. Política educativa. Acumulación flexible, Trabalho docente. Educação superior. Política educacional. Acumulação flexível.
Citação
BECHI, Diego. As reformas da educação superior e as metamorfoses do trabalho docente na economia capitalista flexível. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v.3, n. 1, p. 1–21, jan./abr. 2017. https://doi.org/10.22348/riesup.v3i1.7733. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8650583. Acesso: 2021-07-22