A mudança das categorias de espaço e tempo nas sociedades complexas e suas implicações no processo formativo na educação superior

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2018
Título do Períodico
Revista Internacional de Educação Superior
ISSN
2446-9424
Página(s)/e-location
1–16
Idioma(s)
en, pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
4
3
set./dez.
Resumo
Thisarticleintendstodiscusshowthechangesofspaceandtimecategoriesincomplexsocietieshasinfluencedthegraduationprocessesinhighereducation.Modernsociety,especiallyinthelastdecades,hasbeencharacterizedbyintenseandrapidchangesinthefieldoftechnologythatoriginatedandtransformedsocialinstitutions,lifeandsubjectivity.Changesinthecategoriesoftimeandspaceareoneofthehallmarksofcomplexsocieties,whichfavortheconsolidationofaproductivemodelandasocialorganizationthatexcelforspeed,productivity,efficiencyandflexibility.Inthiscontext,whataretheinfluencesandimplicationsofthisprocessforHigherEducation?Thisquestionguidesresearchthataimstounderstandinghowthechangesofspaceandtimeincomplexsocietieshasmotivatedthestructuringofnewproposalsfortheorganizationofthehighereducationprocess.Methodologically,thisisanexploratorytheoretical-bibliographicresearchbasedontheworkoftheauthorsGiddens,Sennett,RicardoAntunesandMarthaNussbaum.Theseresearchersdiscussthecontemporaryproblematicwithinthesocio-historicalcharacterizationofcomplexsocietiesfromtheirinstitutions(individual/societysocialization)andworkmorphology.Thus,thechangeofspaceandtimecategoriesincomplexsocietieshasinfluencedtheorganizationofhighereducationbyintroducingaproductivist-marketlogicofflexibilityandreductionoftrainingtime.

El presente artículo pretende discutir cómo los cambios de las categorías de espacio y tiempo en las sociedades complejas han influido en los procesos formativos en la educación superior. La sociedad moderna, sobre todo, en las últimas décadas se caracterizó por intensos y rápidos cambios en el campo de la tecnología que originaron y transformaron las instituciones sociales, la vida y la subjetividad. Los cambios de las categorías del tiempo y el espacio son una de las marcas de las sociedades complejas, que favorecen la consolidación de un modelo productivo y una organización social que priman por la rapidez, productividad, eficiencia y flexibilidad. En este contexto, ¿cuáles son las influencias e implicaciones de este proceso para la Educación Superior? Esta cuestión es orientadora de la investigación que tiene como objetivo comprender cómo los cambios del espacio y del tiempo en las sociedades complejas han motivado la estructuración de nuevas propuestas de organización del proceso educativo superior. Metodológicamente se trata de una investigación exploratoria de cuño teórico-bibliográfico que charlan con los autoresGiddens, Sennett, Ricardo Antunes y Martha Nussbaum.Estos investigadores discuten la problemática contemporánea en el marco de la caracterización socio histórica de las sociedades complejas a partir de sus instituciones (socialización individuo/sociedad) y de la morfología del trabajo. Así, el cambio de las categorías espacio y tiempo en las sociedades complejas vienen influenciando en la organización de la educación superior al introducir una lógica productivista -mercadológica de la flexibilización y de la reducción del tiempo formativo.

O presente artigo pretende discutir como as mudanças das categorias de espaço e tempo nas sociedades complexas tem influenciado nos processos formativos na educação superior. A sociedade moderna, sobretudo, nas últimas décadas se caracterizou por intensas e rápidas mudanças no campo da tecnologiaque originaram e transformaram as instituições sociais, a vida e a subjetividade. As mudanças das categorias do tempo e espaço são uma das marcas das sociedades complexas, as quais favorecem a consolidação de um modelo produtivo e uma organização social que primam pela rapidez, produtividade, eficiência e flexibilidade. Neste contexto, quais as influências e implicações deste processo para a Educação Superior? Esta questão é norteadora da pesquisa que possui como objetivo compreender como as mudanças do espaço e do tempo nas sociedades complexas tem motivado a estruturação de novas propostas de organização do processo educativo superior. Metodologicamente trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho teórico-bibliográfico que conversa com os autores Giddens, Sennett, Ricardo Antunes e Martha Nussbaum. Estes pesquisadoresdiscutem a problemática contemporânea no âmbito da caraterização sócio históricos das sociedades complexas a partir de suas instituições (socialização indivíduo/sociedade) e da morfologia do trabalho. Assim, a mudança das categorias espaço e tempo nas sociedades complexas vêm influenciando na organização da educação superior ao introduzir uma lógica produtivista -mercadológica da flexibilização e da redução do tempo formativo.
Descrição
Palavras-chave
Highereducation.Timeandspace.Formation.ComplexSocieties., Educación Superior. Tiempo y espacio. Formación. Sociedades complejas., Educação superior. Tempo e espaço. Formação. Sociedades complexas.
Citação
TREVISOL, Marcio Giusti; FÁVERO, Altair Alberto. A mudança das categorias de espaço e tempo nas sociedades complexas e suas implicações no processo formativo na educação superior. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v.4, n. 3, p. 1–16, set./dez. 2018. https://doi.org/10.20396/riesup.v4i3.8652319. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8652319. Acesso: 2021-07-22