Formação docente em matemática para os primeiros anos da escolarização:estudo comparativo Brasil-Portugal
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Revista Internacional de Educação Superior
ISSN
2446-9424
Página(s)/e-location
e021030
Idioma(s)
en, es, pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
7
7
Resumo
This article aims to carry out a comparative study on the initial training of teachers for the first years of schooling, between Brazil and Portugal, with an analytical focus on professional knowledge for the teaching of mathematics. The first material of analysis was the current legislation of the two countries, having as an initial milestone, in Brazil, the LDB/1996 and, in Portugal, the Bologna Declaration/1999. Next, the Pedagogical Projects of the Pedagogy Course in 40 Brazilian public institutions and, in Portugal, the Study Plans of 1st Cycle Degrees and the respective Professional Masters from nine public institutions. In the analysis of this material, in addition to the course workload for mathematical training, the nomenclature of the subjects in this area and their menus were highlighted. For analysis of the menus, two corpora textuais (Brazilian and Portuguese context) were constituted, presenting, with IraMuTeq software, a hierarchical classification descending from the class distribution, having as reference a literature about professional knowledge to teach mathematics. The results show that the didactic load destined to the formation of knowledge necessary to teach Mathematics in the first years of schooling, in Portugal, is almost ten times higher than in Brazil. And what is taught in Brazil in relation to the specialized training of the future teacher with a degree in Pedagogy is not always focused on the teaching content of that level, and may be restricted only to numbers and operations, leaving aside: geometry and measurements, algebra and statistics and probability, for example.
Este artículo tiene como objetivo realizar un estudio comparativo sobre la formación inicial de docentes para la escuela primaria, entre Brasil y Portugal, teniendo como foco analítico el conocimiento profesional para la enseñanza de las Matemáticas. El primer material de análisis fue la legislación vigente en los dos países, teniendo como hito inicial, en el Brasil, el LDB/1996 y, en Portugal, la Declaración de Bolonia/1999. Luego, los Proyectos pedagógicos del Curso de pedagogía en 40 instituciones públicas brasileñas y, en Portugal, Planes de estudio para cursos de pregrado del 1er ciclo y respectivos Máster profesionales en nueve instituciones públicas. En el análisis de este material, además de la carga del curso para el entrenamiento matemático, se destacó la nomenclatura de las disciplinas en esta área y sus menús. Para el análisis de los menús, se crearon dos corpus textuales (contexto brasileño y portugués), presentando, con el software IraMuTeq, una clasificación jerárquica descendente de la distribución de clases, teniendo como referencia una literatura sobre conocimiento profesional para enseñar Matemáticas. Los resultados muestran que la carga didáctica destinada a la formación del conocimiento necesario para enseñar Matemáticas para la escuela primaria, en Portugal, es casi diez veces mayor que en Brasil. Y lo que se enseña, en Brasil, en relación con la formación especializada del futuro profesor en Pedagogia no siempre se centra en los contenidos de enseñanza de este nivel, y puede limitarse solo a números y operaciones, dejando de lado: geometría y medidas, álgebra y estadísticas y probabilidad, por ejemplo.
Este artigo objetiva realizar um estudo comparativo sobre a formação inicial de professores para os primeiros anos da escolarização, entre Brasil e Portugal, tendo como foco analítico os conhecimentos profissionais para o ensino de Matemática. Foram tomados como material de análise, primeiro, as legislações atuais dos dois países, tendo como marco inicial, no Brasil, a LDB/1996 e, em Portugal, a Declaração de Bolonha/1999. Em seguida, os Projetos Pedagógicos de Curso de Pedagogia em 40 instituições públicas brasileiras e, em Portugal, os Planos de Estudo de Licenciaturas do 1º ciclo e dos respectivos Mestrados Profissionalizantes de nove instituições públicas. Na análise desse material, destacou-se, além da carga horária do curso destinada à formação matemática, a nomenclatura das disciplinas dessa área e suas ementas. Para análise das ementas constituíram-se dois corpora textuais (contexto brasileiro e português), apresentando, com o software IraMuTeq, uma classificação hierárquica descendente da distribuição de classes, tendo como referência uma literatura sobre conhecimentos profissionais para ensinar Matemática. Os resultados mostram que a carga didática destinada à formação de conhecimentos necessários para ensinar Matemática nos primeiros anos da escolarização, em Portugal, é quase dez vezes superior à do Brasil. E o que se ensina, no Brasil, em relação à formação especializada do futuro professor com Licenciatura em Pedagogia nem sempre é focado nos conteúdos de ensino desse nível, podendo ficar restrito apenas aos números e operações, deixando de lado: geometria e medidas, álgebra e estatística e probabilidade, por exemplo.
Este artículo tiene como objetivo realizar un estudio comparativo sobre la formación inicial de docentes para la escuela primaria, entre Brasil y Portugal, teniendo como foco analítico el conocimiento profesional para la enseñanza de las Matemáticas. El primer material de análisis fue la legislación vigente en los dos países, teniendo como hito inicial, en el Brasil, el LDB/1996 y, en Portugal, la Declaración de Bolonia/1999. Luego, los Proyectos pedagógicos del Curso de pedagogía en 40 instituciones públicas brasileñas y, en Portugal, Planes de estudio para cursos de pregrado del 1er ciclo y respectivos Máster profesionales en nueve instituciones públicas. En el análisis de este material, además de la carga del curso para el entrenamiento matemático, se destacó la nomenclatura de las disciplinas en esta área y sus menús. Para el análisis de los menús, se crearon dos corpus textuales (contexto brasileño y portugués), presentando, con el software IraMuTeq, una clasificación jerárquica descendente de la distribución de clases, teniendo como referencia una literatura sobre conocimiento profesional para enseñar Matemáticas. Los resultados muestran que la carga didáctica destinada a la formación del conocimiento necesario para enseñar Matemáticas para la escuela primaria, en Portugal, es casi diez veces mayor que en Brasil. Y lo que se enseña, en Brasil, en relación con la formación especializada del futuro profesor en Pedagogia no siempre se centra en los contenidos de enseñanza de este nivel, y puede limitarse solo a números y operaciones, dejando de lado: geometría y medidas, álgebra y estadísticas y probabilidad, por ejemplo.
Este artigo objetiva realizar um estudo comparativo sobre a formação inicial de professores para os primeiros anos da escolarização, entre Brasil e Portugal, tendo como foco analítico os conhecimentos profissionais para o ensino de Matemática. Foram tomados como material de análise, primeiro, as legislações atuais dos dois países, tendo como marco inicial, no Brasil, a LDB/1996 e, em Portugal, a Declaração de Bolonha/1999. Em seguida, os Projetos Pedagógicos de Curso de Pedagogia em 40 instituições públicas brasileiras e, em Portugal, os Planos de Estudo de Licenciaturas do 1º ciclo e dos respectivos Mestrados Profissionalizantes de nove instituições públicas. Na análise desse material, destacou-se, além da carga horária do curso destinada à formação matemática, a nomenclatura das disciplinas dessa área e suas ementas. Para análise das ementas constituíram-se dois corpora textuais (contexto brasileiro e português), apresentando, com o software IraMuTeq, uma classificação hierárquica descendente da distribuição de classes, tendo como referência uma literatura sobre conhecimentos profissionais para ensinar Matemática. Os resultados mostram que a carga didática destinada à formação de conhecimentos necessários para ensinar Matemática nos primeiros anos da escolarização, em Portugal, é quase dez vezes superior à do Brasil. E o que se ensina, no Brasil, em relação à formação especializada do futuro professor com Licenciatura em Pedagogia nem sempre é focado nos conteúdos de ensino desse nível, podendo ficar restrito apenas aos números e operações, deixando de lado: geometria e medidas, álgebra e estatística e probabilidade, por exemplo.
Descrição
Palavras-chave
Teacher education|T|eachers who teach mathematics, Degree in pedagogy, Degree for elementary school, Comparative research, Formación del profesorado, Profesores que enseñan matemáticas, Licenciatura en pedagogía, Licenciatura do 1º ciclo, Investigación comparativa, Formação de professores, Professores que ensinam matemática, Licenciatura em pedagogia, Licenciatura 1º ciclo, Pesquisa comparativa
Citação
CASTRO, Franciana Carneiro de; FIORENTINI, Dario. Formação docente em matemática para os primeiros anos da escolarização:estudo comparativo Brasil-Portugal. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v.7, p. e021030. 2021. https://doi.org/10.20396/riesup.v7i0.8658542. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8658542. Acesso: 2021-07-22