Entre “sobrevivências” e “descobertas": a professora iniciante no ciclo da alfabetização.

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Tipo
Pesquisa
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Internacional de Educação Superior
ISSN
2446-9424
Página(s)/e-location
e020017
Idioma(s)
en, es, pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
6
Resumo
We discuss literacy teacher’s practices in her early years of teaching from her "survivals" and "discoveries" when acting in the 2nd year of elementary school. The objective of the research is to characterize elements that constitute professional identity, as well as to describe the challenges of pedagogical practice. The theoretical framework includes questions related to teacher training, early career and literacy practice. The methodological approach is qualitative, descriptive-analytical. We used data collected based on observation in the classroom and on a semi-structured interview script. Considering the objectives and bases of this study, it is possible to affirm that the intersection of information made it possible to carryout an analysis based on how the teacher organizes her practices and, at the same time, she becomes a teacher by teaching to read and write. The data also revealed that the first years of teaching are fundamental for the construction of identity, a periodin which a lot of dedication and commitment is required to develop their skills in the literacy process and to stabilize their career. In addition, in the case studied, it was observed that the teacher constitutes her practice from the experiences of which she participated as a student of Basic Education. This makes it difficult to work with heterogeneity in the classroom and leaves negative marks regarding literacy, since it seems that there is a practice that children learn to read and write by copying the information transmitted.

Discutimos prácticas de una profesora alfabetizadora ensus primeros años de docencia a partir de sus "sobrevivencia" y "descubrimientos" al actuar en el 2º año de la Enseñanza Fundamental. El objetivo de la investigación reside en caracterizar elementos constitutivos de la identidad profesional, así como describir los desafíos de la práctica pedagógica. El abordaje teórico contempla cuestiones relacionadas a la formación de profesores, inicio de la carrera y la práctica de alfabetización en la perspectiva del letramento El abordaje metodológico es de naturaleza cualitativa, de carácter descriptivo-analítico, en que nos validamos de datos recogidos con base en la observación en sala de clase y en un guión de entrevista semiestructurado. Considerando los objetivos y fundamentos de este estudio, es posible afirmarque el cruzamiento de las informaciones recolectadas posibilitó realizar un análisis a partir de cómo la profesora organiza sus prácticas y al mismo tiempo se va formando docente al enseñar a leer y escribir. Los datos aún revelaron que los primeros años de docencia son fundamentales para la construcción de la identidad, siendo esencial mucha dedicación y compromiso para desarrollar sus habilidades en el proceso de alfabetización y estabilizarse en la carrera. Además, en el caso investigado, se observó quela profesora constituye su práctica a partir de experiencias de las cuales participó como alumna de la Educación Básica, lo que dificulta el trabajo con la heterogeneidad en el aula, como también deja marcas negativas en relación al alfabetizar, ya que, al parecer, parece existir una práctica que se aprende a leer y escribir copiando la información transmitida.

Discutimos práticas de uma professora alfabetizadora em seus primeiros anos de docência a partir de suas “sobrevivências” e “descobertas” ao atuar no 2º ano do Ensino Fundamental. O objetivo da investigação reside em caracterizar elementos constitutivos da identidade profissional, bem como descrever os desafios da prática pedagógica. O referencial teórico contempla quesitos ligados à formação de professores, início da carreira e a prática de alfabetização na perspectiva do letramento A abordagem metodológica é de natureza qualitativa, de caráter descritivo-analítico, em que nos validamos de dados coletados com base na observação em sala de aula e em um roteiro de entrevista semiestruturado. Considerando os objetivos e fundamentos deste estudo, é possível afirmar que o cruzamento das informações coligidas possibilitou realizar uma análise a partir de como a professora organiza suas práticas e, ao mesmo tempo, vai se formando docente ao ensinar a ler e escrever. Os dados ainda revelaram que os primeiros anos de docência são fundamentais para a construção da identidade, sendo essencial muita dedicação e comprometimento para desenvolver suas habilidades no processo de alfabetização e se estabilizar na carreira. Além disso, no caso pesquisado, observou-se ainda que a professora constitui sua prática a partir de experiências das quais participou enquanto aluna da Educação Básica, o que dificulta o trabalho com a heterogeneidade em sala de aula, como também deixa marcas negativas em relação ao alfabetizar, uma vez que, ao que tudo indica, parece existir uma prática de que aprende-se a ler e escrever copiando as informações transmitidas.
Descrição
Palavras-chave
Beginning of teaching, Literacy, Teaching practice, Inicio de la docencia, Alfabetización y letramentol|Práctica docente., Início da docência, Alfabetização e letramento, Prática docente.
Citação
CIRÍACO, Klinger Teodoro; SILVA, Adriana Correa da. Entre “sobrevivências” e “descobertas": a professora iniciante no ciclo da alfabetização. Revista Internacional de Educação Superior , Campinas, SP, v.6, p. e020017. 2020. https://doi.org/10.20396/riesup.v6i0.8655561. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8655561. Acesso: 2021-07-22