Igualdade e oportunidade de acesso via biblioteca pública e instituição de ensino superior

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2008
ORCID
Título do Períodico
Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais
ISSN
2966-1412
Página(s)/e-location
255-271
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araxá
4
4
maio
Resumo
The right of access to information isn't limited to the resources of conventional libraries. The current information society has accelerated the technological and scientific progress of nations but it has brought along with itself a new class of marginalized persons who aren't able to participate and take advantage of these sources, which is necessary for meeting the cultural and physical needs of mankind. In the context of being social and democratic institution, libraries, especially public ones, fulfill their mission of providing the access to information for everyone who needs it. The higher education institute fulfills its mission, relating with local and regional communities,participating of the social problems. The partnership between both institutions is a demonstration of to believe that only the conjunction of efforts can overcome the countless challenges.

El derecho a acceder a la información no se limita a las fuentes convencionales, disponibles en las colecciones de la biblioteca. La sociedad de la información actual ha acelerado el progreso científico y tecnológico de las naciones, pero ha traído consigo una nueva clase de personas excluidas. Se trata de personas que no pueden acceder y disfrutar de la información como un activo necesario para la cultura y la supervivencia humana. La biblioteca pública como institución social y democrática cumple su función, facilitando el acceso a la información a todos los que la necesitan. La Institución de Educación Superior cumple su misión, relacionándose con la comunidad local y regional, participando activamente en la problemática social. La asociación entre ambas instituciones es una clara demostración de la creencia de que solo la conjugación integrada de esfuerzos podrá superar innumerables desafíos.

O direito de acesso à informação não se restringe apenas às fontes convencionais, disponibilizadas nos acervos das bibliotecas. A atual sociedade da informação acelerou o progresso científico e tecnológico das nações, mas trouxe consigo uma nova classe de excluídos. São pessoas que não conseguem ter acesso e usufruir da informação como um bem necessário à cultura e a própria sobrevivência do homem. A biblioteca pública como instituição social e democrática cumpre o seu papel, facilitando o acesso à informação a todos que dela necessitam. A Instituição de Ensino Superior exerce a sua missão, relacionando com a comunidade local e regional, participando ativamente dos problemas sociais. A parceria entre ambas as instituições é uma demonstração clara do acreditar que somente a conjugação integrada de esforços poderá superar os inúmeros desafios.
Descrição
Palavras-chave
Information, Citizenship, Public Library, Información, Ciudadanía, Biblioteca Pública, Informação, Cidadania, Biblioteca Pública
Citação
FONSECA, Maria Clara. Igualdade e oportunidade de Acessovia biblioteca pública e instituição de ensino superior. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais , Araxá, v.4, n. 4, p. 255-271, maio. 2008. Disponível em: http://uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/issue/view/19.
DOI