Educação Infantil - um olhar sobre o município de Araxá
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2008
Título do Períodico
Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais
ISSN
2966-1412
Página(s)/e-location
175-193
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araxá
4
4
maio
4
4
maio
Resumo
This piece of paper aims to analyse the Childhood Education, directing the evolutions noticed in this modality of teaching in the city council of Araxá, when the Municipal Decenal Plan for Education was done (2005/2014). At first, the evolution of Childhood Education in Brazil is discuted, from the point of our Major Law of 1988, of LDBEM 9394/96 and the Childhood and the Adolescent Rules of 1990
legal texts which foresee this educational stantard as the right of the children and the obligation of the State. hen, we intend to line the schedule of the Childhood Education, in the same city council, trying to define the outline of this educational reality, signing the number of professional people and also the professional cathegories related to the children
the number of institutions directed to this aged time
the physical structure of these institutions
and finally, the pedagogical support which founded these professional teachersas well as its institutions related to them. It is also noticed, at the final of this work that, even the effective results of progress constated in the city council, the Childhood Education yet demands a special attention. It is good to say that those advances are previewed and assured in the Municipal Decenal Plan for Education. In this way, these actions, thought and realized according with this document, will give us the opportunity of a greater and a more significative advance of Education in Araxá, besides, specially concerning to theChildhood Education.
Este artículo tiene como objetivo realizar un análisis de la Educación Infantil, señalando los avances que se han producido en este tipo de educación en el municipio de Araxá, cuando se elaboró el Plan Decenal de Educación Municipal (2005/2014). En un primer momento, se discute la evolución de la Educación Infantil en Brasil, a partir de la Constitución Federal de 1988, del LDBEM 9394/96 y el Estatuto del Niño del Adolescente de 1990
textos legales que prevén este tipo de educación como un derecho del niño y una obligación del Estado. En un segundo momento, se pretende delinear el marco de la Educación Infantil, en ese municipio, perfilando el perfil de esta realidad educativa. Se puede observar, al final de este trabajo, que aun notando los avances efectivos en el municipio, la Educación Infantil aún requiere una atención especial. Cabe mencionar que dichas mejoras están previstas y aseguradas en el Plan Decenal de Educación Municipal. Así, estas acciones, diseñadas y ejecutadas de acuerdo con este documento, brindarán oportunidades para un avance significativo en la educación en Araxá, especialmente en lo que respecta a la Educación Infantil.
Este artigo tem por objetivo realizar uma análise sobre a Educação Infantil, apontando os avanços ocorridos nesta modalidade de ensino no município de Araxá, quando da elaboração do Plano Decenal Municipal de Educação (2005/2014). No primeiro momento, discute-se a evolução da Educação Infantil no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, da LDBEM 9394/96 e o Estatuto da Criança de Adolescente de 1990
textos legais que prevêem esta modalidade de educação como direito da criança e obrigação do Estado. No segundo momento, pretende-se delinear o quadro da Educação Infantil, no referido município, traçando o perfil desta realidade educacional. Percebe-se, ao final deste trabalho que, mesmo constatando-se os efetivos progressos realizados no município, a Educação Infantil requer ainda uma atenção especial. Vale ressaltar que tais melhorias estão previstas e asseguradas no Plano Decenal Municipal de Educação. Dessa forma, estas ações, pensadas e executadas de acordo com este documento, oportunizarão um avanço significativo da educação em Araxá, sobretudo, no que diz respeito à Educação Infantil.
legal texts which foresee this educational stantard as the right of the children and the obligation of the State. hen, we intend to line the schedule of the Childhood Education, in the same city council, trying to define the outline of this educational reality, signing the number of professional people and also the professional cathegories related to the children
the number of institutions directed to this aged time
the physical structure of these institutions
and finally, the pedagogical support which founded these professional teachersas well as its institutions related to them. It is also noticed, at the final of this work that, even the effective results of progress constated in the city council, the Childhood Education yet demands a special attention. It is good to say that those advances are previewed and assured in the Municipal Decenal Plan for Education. In this way, these actions, thought and realized according with this document, will give us the opportunity of a greater and a more significative advance of Education in Araxá, besides, specially concerning to theChildhood Education.
Este artículo tiene como objetivo realizar un análisis de la Educación Infantil, señalando los avances que se han producido en este tipo de educación en el municipio de Araxá, cuando se elaboró el Plan Decenal de Educación Municipal (2005/2014). En un primer momento, se discute la evolución de la Educación Infantil en Brasil, a partir de la Constitución Federal de 1988, del LDBEM 9394/96 y el Estatuto del Niño del Adolescente de 1990
textos legales que prevén este tipo de educación como un derecho del niño y una obligación del Estado. En un segundo momento, se pretende delinear el marco de la Educación Infantil, en ese municipio, perfilando el perfil de esta realidad educativa. Se puede observar, al final de este trabajo, que aun notando los avances efectivos en el municipio, la Educación Infantil aún requiere una atención especial. Cabe mencionar que dichas mejoras están previstas y aseguradas en el Plan Decenal de Educación Municipal. Así, estas acciones, diseñadas y ejecutadas de acuerdo con este documento, brindarán oportunidades para un avance significativo en la educación en Araxá, especialmente en lo que respecta a la Educación Infantil.
Este artigo tem por objetivo realizar uma análise sobre a Educação Infantil, apontando os avanços ocorridos nesta modalidade de ensino no município de Araxá, quando da elaboração do Plano Decenal Municipal de Educação (2005/2014). No primeiro momento, discute-se a evolução da Educação Infantil no Brasil, a partir da Constituição Federal de 1988, da LDBEM 9394/96 e o Estatuto da Criança de Adolescente de 1990
textos legais que prevêem esta modalidade de educação como direito da criança e obrigação do Estado. No segundo momento, pretende-se delinear o quadro da Educação Infantil, no referido município, traçando o perfil desta realidade educacional. Percebe-se, ao final deste trabalho que, mesmo constatando-se os efetivos progressos realizados no município, a Educação Infantil requer ainda uma atenção especial. Vale ressaltar que tais melhorias estão previstas e asseguradas no Plano Decenal Municipal de Educação. Dessa forma, estas ações, pensadas e executadas de acordo com este documento, oportunizarão um avanço significativo da educação em Araxá, sobretudo, no que diz respeito à Educação Infantil.
Descrição
Palavras-chave
Childhood Education, Municipal Decenal Plan for Education, Quality, Educación de la primera infancia, Plan Decenal de Educación Municipal, Calidad, Educação infantil, Plano Decenal Municipal de Educação, Qualidade
Citação
MELO, Fabíola Cristina; GASPAR, Maria de Lourdes Ribeiro. Educação Infantil - um olhar sobre o município de Araxá. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais , Araxá, v.4, n. 4, p. 175-193, maio. 2008. Disponível em: http://uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/issue/view/19. Acesso: 2021-07-13