Avaliação institucional: qual a ideologia subjacente a este processo na educação superior brasileira?

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Tipo
Artigo
Classficação
Nível epistemológico
Data
2008
ORCID
Título do Períodico
Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais
ISSN
2966-1412
Página(s)/e-location
149-174
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Araxá
4
4
maio
Resumo
The institutional evaluation, product of advanced capital and globalised world, constitutes as an integrate part of the agenda of almost all universities of the world and of this case study. At first instance, through an overview, it will be situated in a contextualized form this issue of the occidental world. Following the discourse it will be made in a synoptical form, an incursion in the history of higher Brazilian education to find and analysis the main attempts to operationalise the evaluative process in Brazilian university. At the light of legal and theorical aspects it will be given special emphasis in the analysis of the National System of Evaluation of Hight Education - SINAES- established by law 10.861/2004, which is the process that is currently in effect. As culmination it will be examined the ideology behind the process of the institutional evaluation and also with the objetive of reflection, it will be done some final, considerations and pertinent questions

La evaluación institucional, producto del capital avanzado y del mundo globalizado, es parte integral de la agenda de prácticamente todas las universidades del mundo y es la problemática de este estudio. En primera instancia, a través de una vista panorámica, este tema se contextualizará en el mundo occidental. Tras el discurso, se hará una incursión en la historia de la educación superior brasileña de forma sinóptica para localizar y analizar los principales intentos de operacionalizar el proceso de evaluación en la universidad brasileña. A la luz de los aspectos legales y teóricos, se dará especial énfasis al análisis del Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior - SINAES - instituido mediante la Ley 10.861 / 2004, que es el proceso que se encuentra actualmente en vigencia. Como colofón, se analizará la ideología subyacente al proceso de evaluación institucional y, como reflexión, se harán algunas consideraciones finales y preguntas pertinentes.

A avaliação institucional, produto do capital avançado e do mundo globalizado, constitui-se parte integrante da agenda de praticamente todas as universidades do mundo e é a problemática deste estudo. Numa primeira instância, através de uma visão panorâmica, será situada, de forma contextualizada, esta questão no mundo ocidental. Seguindo o discurso, será feita de forma sinóptica, uma incursão na história da educação superior brasileira para localizar e analisar as principais tentativas de operacionalizar o processo avaliativo na universidade brasileira. À luz de aspectos legais e teóricos, será dado especial relevo à análise do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - instituído através da Lei 10.861/2004, que é o processo que está, atualmente, em vigor. Como culminância, será analisada a ideologia subjacente ao processo de avaliação institucional e efetuadas, a título de reflexão, algumas considerações finais e questionamentos pertinentes.
Descrição
Palavras-chave
Institucion evaluation, National System of Evaluation of Hight Education, Hight Education, Evaluación institucional, Educación superior, Sistema Nacional de Evaluación de la Educación Superior, Avaliação institucional, Ensino superior, Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior
Citação
LAMPEERT, Ernani. Avaliação institucional: qual a ideologia subjacente a este processo na educação superior brasileira?. Evidência: olhares e pesquisa em saberes educacionais , Araxá, v.4, n. 4, p. 149-174, maio. 2008. Disponível em: http://uniaraxa.edu.br/ojs/index.php/evidencia/issue/view/19. Acesso: 2021-07-13
DOI