Magistério: que lugar é esse?
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Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
1-20
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
44
1
jan./abr.
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Coleções
Resumo
The training of teachers for Kindergarten and the early years of Elementary School had as its locus to take place at the secondary level. In 1996, with the promulgation of LDB n. 9,394, this modality of teacher training was immersed in an ambiguous context. At the same time that the legislation provides for teacher training at a higher level, the Magisterium course remains in operation, and, thus, teachers who graduate from it continue to be hired. This article was elaborated from a documentary research, which aimed to analyze the teacher education policy. The specific objectives were to contextualize the education of secondary-level teachers in Brazil, in addition to discussing the policy of teacher education based on the analysis methodology Policy Cycle Approach proposed by Ball and his collaborators. The discussion is mainly anchored in Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela and Schaffrath. Although there are laws that indicate higher education as the privileged locus for teacher education, they did not mean the end of secondary education. The same educational system that calls into question the training of secondary-level teachers offers this training and hires the teachers trained by it. Training at secondary and higher levels coexist in the context of practice.
La formación de docentes para el jardín de infancia y los primeros años de la escuela primaria tenía como locus tener lugar en el nivel secundario. En 1996, con la promulgación de LDB n. 9.394, esta modalidad de formación docente se encontraba inmersa en un contexto ambiguo. Al mismo tiempo que la legislación prevé la formación del profesorado en un nivel superior, el curso Magisterio se mantiene en funcionamiento y, por tanto, se sigue contratando a los profesores que egresan del mismo. Este artículo fue elaborado a partir de una investigación documental, que tuvo como objetivo analizar la política de formación docente. Los objetivos específicos fueron contextualizar la formación de los docentes de nivel secundario en Brasil, además de discutir la política de formación docente desde la metodología de análisis Policy Cycle Approach propuesta por Ball y sus colaboradores. La discusión se basa principalmente en Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela y Schaffrath. Aunque existen leyes que señalan a la educación superior como el lugar privilegiado para la formación del profesorado, no significaron el final de la educación secundaria. El mismo sistema educativo que cuestiona la formación de docentes de nivel secundario ofrece esta formación y contrata a los docentes formados por ella. La formación en los niveles secundario y superior convive en el contexto de la práctica.
A formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental tinha como lócus para acontecer no nível médio. Em 1996, com a promulgação da LDB n. 9.394, essa modalidade de formação docente foi imersa em um ambíguo contexto. Ao mesmo tempo que a legislação prevê a formação docente em nível superior, o curso de Magistério permanece em funcionamento, e, assim, professores que se formam neste continuam sendo contratados. Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa documental, a qual teve por objetivo analisar a política de formação dos professores. Os objetivos específicos foram contextualizar a formação de professores em nível médio no Brasil, além disso, discutir a política de formação de professores a partir da metodologia de análise Abordagem do Ciclo de Políticas proposta por Ball e seus colaboradores. A discussão está ancorada principalmente em Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela e Schaffrath. Apesar de haver leis que apontam o nível superior como lócus privilegiado para a formação do professor, elas não significaram o fim da formação em nível médio. O mesmo sistema educacional que coloca em xeque a formação de professores em nível médio oferece essa formação e contrata os docentes formados por ela. A formação em nível médio e em nível superior coabitam no contexto da prática.
La formación de docentes para el jardín de infancia y los primeros años de la escuela primaria tenía como locus tener lugar en el nivel secundario. En 1996, con la promulgación de LDB n. 9.394, esta modalidad de formación docente se encontraba inmersa en un contexto ambiguo. Al mismo tiempo que la legislación prevé la formación del profesorado en un nivel superior, el curso Magisterio se mantiene en funcionamiento y, por tanto, se sigue contratando a los profesores que egresan del mismo. Este artículo fue elaborado a partir de una investigación documental, que tuvo como objetivo analizar la política de formación docente. Los objetivos específicos fueron contextualizar la formación de los docentes de nivel secundario en Brasil, además de discutir la política de formación docente desde la metodología de análisis Policy Cycle Approach propuesta por Ball y sus colaboradores. La discusión se basa principalmente en Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela y Schaffrath. Aunque existen leyes que señalan a la educación superior como el lugar privilegiado para la formación del profesorado, no significaron el final de la educación secundaria. El mismo sistema educativo que cuestiona la formación de docentes de nivel secundario ofrece esta formación y contrata a los docentes formados por ella. La formación en los niveles secundario y superior convive en el contexto de la práctica.
A formação de professores para a Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental tinha como lócus para acontecer no nível médio. Em 1996, com a promulgação da LDB n. 9.394, essa modalidade de formação docente foi imersa em um ambíguo contexto. Ao mesmo tempo que a legislação prevê a formação docente em nível superior, o curso de Magistério permanece em funcionamento, e, assim, professores que se formam neste continuam sendo contratados. Este artigo foi elaborado a partir de uma pesquisa documental, a qual teve por objetivo analisar a política de formação dos professores. Os objetivos específicos foram contextualizar a formação de professores em nível médio no Brasil, além disso, discutir a política de formação de professores a partir da metodologia de análise Abordagem do Ciclo de Políticas proposta por Ball e seus colaboradores. A discussão está ancorada principalmente em Ball, Foucault, Mainardes, Tanuri, Villela e Schaffrath. Apesar de haver leis que apontam o nível superior como lócus privilegiado para a formação do professor, elas não significaram o fim da formação em nível médio. O mesmo sistema educacional que coloca em xeque a formação de professores em nível médio oferece essa formação e contrata os docentes formados por ela. A formação em nível médio e em nível superior coabitam no contexto da prática.
Descrição
Palavras-chave
High school, Higher education, Teacher training, Public policy, Escuela secundaria, Educación superior, Formación de profesores, Política pública, Ensino médio, Ensino superior, Formação de professores, Política pública
Citação
PEREIRA, Lilian Alves; CERVI, Gicele Maria. Magistério: que lugar é esse?. Roteiro , Joaçaba, v.44, n. 1, p. 1-20, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i1.16458. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16458. Acesso: 2021-07-02