Personagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Temática
Classficação
Nível técnico
Data
2019
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
1-20
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
44
1
jan./abr.
Coleções
Resumo
The article seeks to highlight black characters in picture books in the collection of the National School Library Program (PNBE) for Early Childhood Education in its four editions (2008, 2010, 2012, 2014). To this end, titles were mapped, 77 in total, published by the Ministry of Education/Reading and Writing Literacy Center (MEC/CEALE), considering 59, as some contained small narratives and keywords. Of this total, 13 titles were analyzed, five of which bring black characters who are inserted in the context of the narrative with other characters, but without active participation, and eight bring black characters who participate in the narrative. Of these eight, in four, the black characters are protagonists, namely: 'I love myself, they love me' (RENNÓ, 2009a), 'Lunch' (VALE, 1987), 'Sea of ​​dreams' (NOLAN, 2012) and 'When the tam-tans do tum-tum'(ZIGG, 2013). From the theoretical framework on the picture book (BELMIRO, 2017; SPENGLER, 2017) in dialogue with studies on children's literature and African and Afro-Brazilian culture (ARAUJO, 2015; DEBUS, 2017, REYES, 2010), the The analysis seeks to highlight the representation proposed by these narratives and their contributions, or not, to the Education of Ethnic-Racial Relations (ERER).

El artículo busca resaltar los caracteres negros en los libros ilustrados de la colección del Programa Nacional de Bibliotecas Escolares (PNBE) de Educación Infantil en sus cuatro ediciones (2008, 2010, 2012, 2014). Para ello se mapearon títulos, 77 en total, publicados por el Ministerio de Educación / Centro de Alfabetización en Lectura y Escritura (MEC / CEALE), considerando 59, ya que algunos contenían pequeñas narrativas y palabras clave. De este total, se analizaron 13 títulos, cinco de los cuales traen personajes negros que se insertan en el contexto de la narrativa con otros personajes, pero sin participación activa, y ocho traen personajes negros que participan en la narrativa. De estos ocho, en cuatro, los personajes negros son protagonistas, a saber: 'Yo me amo, ellos me aman' (RENNÓ, 2009a), 'Almuerzo' (VALE, 1987), 'Mar de sueños' (NOLAN, 2012). ) y 'When the tam-tans do tum-tum' (ZIGG, 2013). A partir del marco teórico del libro ilustrado (BELMIRO, 2017; SPENGLER, 2017) en diálogo con estudios sobre literatura infantil y cultura africana y afrobrasileña (ARAUJO, 2015; DEBUS, 2017, REYES, 2010), el análisis busca Destacar la representación que proponen estas narrativas y sus aportes, o no, a la Educación de las Relaciones Étnico-Raciales (ERER).

O artigo busca evidenciar as personagens negras nos livros de imagem do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil nas suas quatro edições (2008, 2010, 2012, 2014). Para tal, realizou-se o mapeamento dos títulos, 77 no total, divulgados pelo Ministério da Educação/Centro de Alfabetização Leitura e Escrita (MEC/CEALE), considerando 59, pois alguns continham pequenas narrativas e palavras-chave. Desse total, foram analisados 13 títulos, dos quais cinco trazem personagens negras que estão inseridas no contexto da narrativa com outras personagens, mas sem participação ativa, e oito trazem personagens negras que participam da narrativa. Desses oito, em quatro as personagens negras são protagonistas, a saber: Bem me quero, bem me querem (RENNÓ, 2009a), O almoço (VALE, 1987), Mar de sonhos (NOLAN, 2012) e Quando os tam-tans fazem tum-tum (ZIGG, 2013). A partir do referencial teórico sobre o livro de imagem (BELMIRO, 2017; SPENGLER, 2017) em diálogo com os estudos sobre literatura infantil e a cultura africana e afro-brasileira (ARAUJO, 2015; DEBUS, 2017, REYES, 2010), a análise busca evidenciar qual a representação proposta por essas narrativas e suas contribuições, ou não, para a Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER).
Descrição
Palavras-chave
Picture book, Literature for children, Ethnic-racial relations, Libro de imágenes, Literatura para niños, Relaciones étnico-raciales, Livro de imagem, Literatura para a infância, Relações étnico-raciais
Citação
SPENGLER, Maria Laura Pozzobon; DEBUS, Eliane Santana Dias. Personagens negras nos livros de imagens do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE) para a Educação Infantil. Roteiro , Joaçaba, v.44, n. 1, p. 1-20, jan./abr. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i1.15822. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/15822. Acesso: 2021-07-02