Os saberes docentes de professores da educação de jovens e adultos indígenas
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Tipo
Temática
Classficação
Nível teórico
Data
2019
Título do Períodico
Roteiro
ISSN
2177-6059
Página(s)/e-location
1-20
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Joaçaba
44
2
maio/ago.
44
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Coleções
Resumo
This article is an excerpt of research carried out at the Master's level by the Graduate Program in Education at the Federal University of Paraíba. The objective was to learn how teachers from the Potiguara ethnic group, from Baía da Traição, North Coast of Paraíba, build their teaching knowledge to act in the modality of indigenous youth and adult education (EJA) and identify how this knowledge is mobilized in their pedagogical practice. As this is a research with a qualitative approach, we resorted to the ethnography of school practice (ANDRÉ, 2005) and documental analysis. As procedures for data collection, the following techniques were used: semi-structured interview and participant observation. The collected data were worked based on the Content Analysis technique, recommended by Bardin (2011). Thus, it was possible to verify, from the teachers' reports, several training spaces that contribute to the construction of teaching knowledge: the contact with indigenous leaders, with the elders who keep history alive, visits to sacred places and circles of dialogues with teachers promoted by the school. These spaces encourage reflection on the knowledge built in the daily life of the school and keep alive the culture, identity and indigenous tradition of the Potiguara peoples. Despite this, it is still necessary to adopt initial and continuing education policies for teachers in Potiguara, in order to be able to offer higher quality school education for indigenous youth and adults.
Este artículo es un extracto de una investigación realizada a nivel de maestría por el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Paraíba. El objetivo fue conocer cómo los maestros de la etnia Potiguara, de la Baía da Traição, Costa Norte de Paraíba, construyen sus conocimientos docentes para actuar en la modalidad de educación indígena de jóvenes y adultos (EJA) e identificar cómo se movilizan estos conocimientos en su práctica pedagógica. Al ser una investigación con enfoque cualitativo, se recurrió a la etnografía de la práctica escolar (ANDRÉ, 2005) y al análisis documental. Como procedimientos para la recolección de datos se utilizaron las siguientes técnicas: entrevista semiestructurada y observación participante. Los datos recolectados se trabajaron con base en la técnica de Análisis de Contenido, recomendada por Bardin (2011). Así, se pudo constatar, a partir de los informes de los docentes, varios espacios de formación que contribuyen a la construcción del saber docente: el contacto con los líderes indígenas, con los mayores que mantienen viva la historia, visitas a lugares sagrados y círculos de diálogos con los docentes. promovido por la escuela. Estos espacios fomentan la reflexión sobre los conocimientos construidos en la vida diaria de la escuela y mantienen viva la cultura, identidad y tradición indígena de los pueblos Potiguara. A pesar de ello, aún es necesario adoptar políticas de educación inicial y continua para los docentes de Potiguara, a fin de poder ofrecer una educación escolar de mayor calidad para jóvenes y adultos indígenas.
O presente artigo é um recorte de pesquisa realizada em nível de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Objetivou conhecer como os professores da etnia potiguara, da Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba, constroem seus saberes docentes para atuarem na modalidade de educação de jovens e adultos indígena (EJA) e identificar como esses saberes são mobilizados em sua prática pedagógica. Por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, recorremos à etnografia da prática escolar (ANDRÉ, 2005) e à análise documental. Como procedimentos para a coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados coletados foram trabalhados com base na técnica de Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin (2011). Assim, foi possível constatar, a partir dos relatos dos professores, diversos espaços formativos que contribuem para a construção dos saberes docentes: o contato com as lideranças indígenas, com os anciões que mantêm viva a história, visitas aos locais sagrados e rodas de diálogos com os professores promovidas pela escola. Esses espaços fomentam a reflexão sobre os saberes construídos no cotidiano da escola e mantêm viva a cultura, a identidade e a tradição indígena dos povos potiguaras. Apesar disso, ainda se faz necessária a adoção de políticas de formação inicial e continuada para os professores potiguaras, no sentido de poder oferecer uma educação escolar de mais qualidade para jovens e adultos indígenas.
Este artículo es un extracto de una investigación realizada a nivel de maestría por el Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Paraíba. El objetivo fue conocer cómo los maestros de la etnia Potiguara, de la Baía da Traição, Costa Norte de Paraíba, construyen sus conocimientos docentes para actuar en la modalidad de educación indígena de jóvenes y adultos (EJA) e identificar cómo se movilizan estos conocimientos en su práctica pedagógica. Al ser una investigación con enfoque cualitativo, se recurrió a la etnografía de la práctica escolar (ANDRÉ, 2005) y al análisis documental. Como procedimientos para la recolección de datos se utilizaron las siguientes técnicas: entrevista semiestructurada y observación participante. Los datos recolectados se trabajaron con base en la técnica de Análisis de Contenido, recomendada por Bardin (2011). Así, se pudo constatar, a partir de los informes de los docentes, varios espacios de formación que contribuyen a la construcción del saber docente: el contacto con los líderes indígenas, con los mayores que mantienen viva la historia, visitas a lugares sagrados y círculos de diálogos con los docentes. promovido por la escuela. Estos espacios fomentan la reflexión sobre los conocimientos construidos en la vida diaria de la escuela y mantienen viva la cultura, identidad y tradición indígena de los pueblos Potiguara. A pesar de ello, aún es necesario adoptar políticas de educación inicial y continua para los docentes de Potiguara, a fin de poder ofrecer una educación escolar de mayor calidad para jóvenes y adultos indígenas.
O presente artigo é um recorte de pesquisa realizada em nível de mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba. Objetivou conhecer como os professores da etnia potiguara, da Baía da Traição, Litoral Norte da Paraíba, constroem seus saberes docentes para atuarem na modalidade de educação de jovens e adultos indígena (EJA) e identificar como esses saberes são mobilizados em sua prática pedagógica. Por se tratar de uma pesquisa de abordagem qualitativa, recorremos à etnografia da prática escolar (ANDRÉ, 2005) e à análise documental. Como procedimentos para a coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas: entrevista semiestruturada e observação participante. Os dados coletados foram trabalhados com base na técnica de Análise de Conteúdo, preconizada por Bardin (2011). Assim, foi possível constatar, a partir dos relatos dos professores, diversos espaços formativos que contribuem para a construção dos saberes docentes: o contato com as lideranças indígenas, com os anciões que mantêm viva a história, visitas aos locais sagrados e rodas de diálogos com os professores promovidas pela escola. Esses espaços fomentam a reflexão sobre os saberes construídos no cotidiano da escola e mantêm viva a cultura, a identidade e a tradição indígena dos povos potiguaras. Apesar disso, ainda se faz necessária a adoção de políticas de formação inicial e continuada para os professores potiguaras, no sentido de poder oferecer uma educação escolar de mais qualidade para jovens e adultos indígenas.
Descrição
Palavras-chave
Teaching knowledge, Pedagogical practice, EJA, Indigenous, Enseñanza del conocimiento, Práctica pedagógica, EJA, Indígena, Saberes docentes, Prática pedagógica, EJA, Indígenas
Citação
SILVA, Maria Alda Tranquelino da; SILVA, Eduardo Jorge Lopes da. Os saberes docentes de professores da educação de jovens e adultos indígenas. Roteiro , Joaçaba, v.44, n. 2, p. 1-20, maio/ago. 2019. https://doi.org/10.18593/r.v44i2.17496. Disponível em: https://unoesc.emnuvens.com.br/roteiro/article/view/17496. Acesso: 2021-07-02