O pioneirismo da escola flämming na proposta de integração (inclusão) escolar na Alemanha: aspectos pedagógicos decorrentes
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2005
Autores
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
9-24
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
25
25
Coleções
Resumo
Flämming school, in Berlin, is a pioneer mark in the history of school integration (inclusion) of pupils with special educational needs in Germany. Having begun as a small experience, conducted by a group of children's parents with deficiency, firstly in the pre-school, to move forward through the fundamental teaching, it consolidated as an experience that became paradigmatical for new experiences of school integration in other German states. After almost 30 years, several pedagogical principles elapse of this experience: the teaching guided according pupil, as base of the inclusive education; individualization of objectives; individualization of didactic; individualization of evaluation; two teaching system; principle of togetherness; principle of necessity; principle of proximity and of adaptation (concept of "subsidiary" special education).
La escuela Flämming en Berlín es un hito pionero en la historia de la integración escolar (inclusión) de estudiantes con necesidades educativas especiales en Alemania. Habiendo comenzado como una pequeña experiencia, nutrida por un grupo de padres de niños con discapacidad, principalmente en preescolar, para avanzar a la escuela primaria, se ha consolidado como una experiencia que se ha convertido en paradigma de nuevas experiencias de integración escolar en otros estados. . Después de casi 30 años, de esta experiencia surgen varios principios pedagógicos: la enseñanza orientada al alumno, como base de la educación inclusiva; la individualización de objetivos; la individualización de la didáctica; la individualización de la evaluación; el sistema de licencias; el principio de comunidad; el principio de necesidad; el principio de proximidad y el principio de adaptación (el concepto de educación especial "subsidiaria").
A escola Flämming, em Berlim, é um marco pioneiro na história da integração (inclusão) escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na Alemanha. Tendo iniciado como uma pequena experiência, acalentada por um grupo de pais de crianças com deficiência, primeiramente na pré-escola, para avançar através do ensino fundamental, consolidou-se como uma experiência que se tornou paradigmática para novas experiências de integração escolar em outros estados alemães. Depois de quase 30 anos, vários princípios pedagógicos decorrem desta experiência: o ensino orientado ao aluno, como base da educação inclusiva; a individualização dos alvos; a individualização da didática; a individualização da avaliação; o sistema de bidocência; o princípio da comunalidade; o princípio da necessidade; o princípio da proximidade e o princípio da adaptação (conceito da educação especial "subsidiária").
La escuela Flämming en Berlín es un hito pionero en la historia de la integración escolar (inclusión) de estudiantes con necesidades educativas especiales en Alemania. Habiendo comenzado como una pequeña experiencia, nutrida por un grupo de padres de niños con discapacidad, principalmente en preescolar, para avanzar a la escuela primaria, se ha consolidado como una experiencia que se ha convertido en paradigma de nuevas experiencias de integración escolar en otros estados. . Después de casi 30 años, de esta experiencia surgen varios principios pedagógicos: la enseñanza orientada al alumno, como base de la educación inclusiva; la individualización de objetivos; la individualización de la didáctica; la individualización de la evaluación; el sistema de licencias; el principio de comunidad; el principio de necesidad; el principio de proximidad y el principio de adaptación (el concepto de educación especial "subsidiaria").
A escola Flämming, em Berlim, é um marco pioneiro na história da integração (inclusão) escolar de alunos com necessidades educacionais especiais na Alemanha. Tendo iniciado como uma pequena experiência, acalentada por um grupo de pais de crianças com deficiência, primeiramente na pré-escola, para avançar através do ensino fundamental, consolidou-se como uma experiência que se tornou paradigmática para novas experiências de integração escolar em outros estados alemães. Depois de quase 30 anos, vários princípios pedagógicos decorrem desta experiência: o ensino orientado ao aluno, como base da educação inclusiva; a individualização dos alvos; a individualização da didática; a individualização da avaliação; o sistema de bidocência; o princípio da comunalidade; o princípio da necessidade; o princípio da proximidade e o princípio da adaptação (conceito da educação especial "subsidiária").
Descrição
Palavras-chave
Flämming School, School incluson, Pedagogical principles, escuela de flämming, inclusión escolar, principios pedagógicos, Escola flämming, Inclusão escolar, Princípios pedagógicos
Citação
BEYER, Hugo Otto. O pioneirismo da escola flämming na proposta de integração (inclusão) escolar na Alemanha: aspectos pedagógicos decorrentes. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.25, p. 9-24. 2005. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4900. Acesso: 2021-06-30