Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2004
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
97-104
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
24
24
Coleções
Resumo
This study aims to identify the incidence of Burnout in teachers of the municipal schools in Três de Maio - RS who work with handicapped students - NEE inserted in those regular schools originally from the special school Helen Keller. It is known that teaching demands knowledge, research, professional competence and, above all, to love students. This way, it is considered a very complex task. It is noticed that this complexity tends to increase as the teacher faces with that student who "does not learn", with special educational necessities - NEE, once it is this student who presents limitations and make it more difficult to develop the learning process. This fact could be leading the teacher to feel impotent face the student's difficulties, and uncounsciosly he would be bringing up all his suffering, which could be linked to his academic history or life history. The wish of understanding in a deeper way the feelings and emotions of this particular teacher, who is said to be "touched" when in contact to students with special educational necessities and the necessity of understanding his anxiety to interact with his special students in the classroom is what motivates the development of this research. The text intends to propose a discussion from some clippings of the theoretical reference until this moment. They point to an urgent study which makes it possible to rescue inside the teacher his wish of continuously pursuing his goals with pleasure ... without suffering... without giving up.
Este estudio tiene como objetivo identificar la incidencia de Burnout en docentes del sistema escolar común de la ciudad de Três de Maio - RS, que trabajan con estudiantes con necesidades educativas especiales - NEE incluido, de la Escuela Especial Helen Keller. Se sabe que la docencia requiere conocimiento, investigación, competencia profesional y, sobre todo, amar al alumno, lo que es, por tanto, una tarea sumamente compleja. Se advierte que esta complejidad tiende a incrementarse a medida que el docente se enfrenta a un alumno que "no aprende", un alumno con necesidades educativas especiales - NEE -, dado que dicho alumno tiene limitaciones que dificultan su proceso de aprendizaje. Esto podría llevar al profesor a sentirse impotente ante las dificultades del alumno, ya que, inconscientemente, estaría sacando a la luz todo su sufrimiento, que podría estar ligado a su trayectoria académica y / o de vida. El deseo de comprender más profundamente los sentimientos y emociones de este docente, que dice sentirse "conmovido" al tratar con alumnos con necesidades educativas especiales, y la necesidad de comprender su angustia al interactuar, en el aula, con el alumno con NEE, es lo que motiva el desarrollo de esta investigación. El texto pretende proponer una discusión a partir de algunos extractos del marco teórico construido hasta el momento, y que apuntan a la urgente necesidad de estudios que habiliten el deseo del docente de seguir buscando su ideal con placer ... sin sufrimiento ... sin darse por vencido.
O presente estudo objetiva identificar a incidência do Burnout em professores da rede comum de ensino do município de Três de Maio - RS, que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais - NEE incluídos, provenientes da Escola Especial Helen Keller. Sabe-se que ensinar exige conhecimento, pesquisa, competência profissional e, acima de tudo, querer bem aos educandos, sendo, portanto, uma tarefa extremamente complexa. Percebe-se que essa complexidade tende aumentar à medida que o professor se depara com aquele aluno que "não aprende", aluno com necessidades educacionais especiais - NEE -, haja vista tal aluno apresentar limitações que dificultam seu processo de aprendizagem. Isto poderia estar levando o docente a se sentir impotente frente às dificuldades do aluno, visto que, inconscientemente, estaria trazendo à tona todo um sofrimento seu, o qual poderia estar vinculado à sua história acadêmica e/ ou de vida. O desejo de entender de forma mais profunda os sentimentos e emoções desse professor, que se diz "tocado" ao lidar com alunos com necessidades educacionais especiais, e a necessidade de compreender sua angústia ao interagir, em âmbito de sala de aula, com o aluno com NEE, é que motiva o desenvolvimento desta pesquisa. O texto pretende propor uma discussão a partir de alguns recortes do referencial teórico construído até o momento, e que apontam para a urgência de estudos que possibilitem resgatar no professor o desejo de continuar buscando seu ideal com prazer...sem sofrimento... sem desistir.
Este estudio tiene como objetivo identificar la incidencia de Burnout en docentes del sistema escolar común de la ciudad de Três de Maio - RS, que trabajan con estudiantes con necesidades educativas especiales - NEE incluido, de la Escuela Especial Helen Keller. Se sabe que la docencia requiere conocimiento, investigación, competencia profesional y, sobre todo, amar al alumno, lo que es, por tanto, una tarea sumamente compleja. Se advierte que esta complejidad tiende a incrementarse a medida que el docente se enfrenta a un alumno que "no aprende", un alumno con necesidades educativas especiales - NEE -, dado que dicho alumno tiene limitaciones que dificultan su proceso de aprendizaje. Esto podría llevar al profesor a sentirse impotente ante las dificultades del alumno, ya que, inconscientemente, estaría sacando a la luz todo su sufrimiento, que podría estar ligado a su trayectoria académica y / o de vida. El deseo de comprender más profundamente los sentimientos y emociones de este docente, que dice sentirse "conmovido" al tratar con alumnos con necesidades educativas especiales, y la necesidad de comprender su angustia al interactuar, en el aula, con el alumno con NEE, es lo que motiva el desarrollo de esta investigación. El texto pretende proponer una discusión a partir de algunos extractos del marco teórico construido hasta el momento, y que apuntan a la urgente necesidad de estudios que habiliten el deseo del docente de seguir buscando su ideal con placer ... sin sufrimiento ... sin darse por vencido.
O presente estudo objetiva identificar a incidência do Burnout em professores da rede comum de ensino do município de Três de Maio - RS, que trabalham com alunos com necessidades educacionais especiais - NEE incluídos, provenientes da Escola Especial Helen Keller. Sabe-se que ensinar exige conhecimento, pesquisa, competência profissional e, acima de tudo, querer bem aos educandos, sendo, portanto, uma tarefa extremamente complexa. Percebe-se que essa complexidade tende aumentar à medida que o professor se depara com aquele aluno que "não aprende", aluno com necessidades educacionais especiais - NEE -, haja vista tal aluno apresentar limitações que dificultam seu processo de aprendizagem. Isto poderia estar levando o docente a se sentir impotente frente às dificuldades do aluno, visto que, inconscientemente, estaria trazendo à tona todo um sofrimento seu, o qual poderia estar vinculado à sua história acadêmica e/ ou de vida. O desejo de entender de forma mais profunda os sentimentos e emoções desse professor, que se diz "tocado" ao lidar com alunos com necessidades educacionais especiais, e a necessidade de compreender sua angústia ao interagir, em âmbito de sala de aula, com o aluno com NEE, é que motiva o desenvolvimento desta pesquisa. O texto pretende propor uma discussão a partir de alguns recortes do referencial teórico construído até o momento, e que apontam para a urgência de estudos que possibilitem resgatar no professor o desejo de continuar buscando seu ideal com prazer...sem sofrimento... sem desistir.
Descrição
Palavras-chave
Burnout, Teacher, Students with special educational necessities, Burnout, Docente, Estudiantes con necesidades educativas especiales, Burnout, Professor, Alunos com necessidades educacionais especiais
Citação
NAUJORKS, Maria Inês; BARASUOL, Evandir Bueno. Burnout docente no trabalho com a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.24, p. 97-104. 2004. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4923. Acesso: 2021-06-30