Formação do professor para a educação especial: história legislação e competências
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Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2004
Autores
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
23-32
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
24
24
Coleções
Resumo
Initially, this study shows a brief history about teacher preparation in special education in Brasil. Following, it is presented and discussed the main aspects of the bazilian legislation about teachers preparation in Special Education. Finally, the study presents the competencies that need to be contemplated in the courses to prepare special education teachers in Brasil as well the competencies established by CEC - USA that has been used as parameters to teachers preparation in many countries. The study concludes that any teacher, if well prepared should be able to attend any children, idepedent of his/her color, race, culture or type of deficiency.
Este estudio, en primer lugar, hace una breve historia de la formación de profesores de Educación Especial en Brasil. A continuación, presenta y discute los principales aspectos de la legislación brasileña sobre la formación de profesores de Educación Especial. Finalmente, se presentan las competencias que deben ser incluidas en los cursos de formación docente de Educación Especial en Brasil y las competencias establecidas por el CEC -USA (Conselho da Criança Excepcional - Estados Unidos) que han servido como parámetros para la formación de docentes de Educación. Especial en varios países. El estudio concluye que un maestro bien capacitado, basado principalmente en las habilidades presentadas, podría atender a cualquier niño, independientemente de su color, raza, cultura y tipo de discapacidad que tenga.
Este estudo, primeiramente, faz um breve histórico sobre formação de professores para Educação Especial no Brasil. Em seguida, apresenta e discute os principais aspectos da legislação brasileira sobre formação de professores para a Educação Especial. Finalmente, são apresentadas as competências que devem ser contempladas nos cursos de formação de professores para a Educação Especial no Brasil e as competências estabelecidas pelo CEC -USA (Conselho da Criança Excepcional - Estados Unidos) que têm servido como parâmetros para formação de professores para Educação Especial em vários países. O estudo conclui que um professor bem formado, principalmente com base nas competências apresentadas, estaria apto a atender qualquer criança, independente de sua cor, raça, cultura e tipo de deficiência que apresenta.
Este estudio, en primer lugar, hace una breve historia de la formación de profesores de Educación Especial en Brasil. A continuación, presenta y discute los principales aspectos de la legislación brasileña sobre la formación de profesores de Educación Especial. Finalmente, se presentan las competencias que deben ser incluidas en los cursos de formación docente de Educación Especial en Brasil y las competencias establecidas por el CEC -USA (Conselho da Criança Excepcional - Estados Unidos) que han servido como parámetros para la formación de docentes de Educación. Especial en varios países. El estudio concluye que un maestro bien capacitado, basado principalmente en las habilidades presentadas, podría atender a cualquier niño, independientemente de su color, raza, cultura y tipo de discapacidad que tenga.
Este estudo, primeiramente, faz um breve histórico sobre formação de professores para Educação Especial no Brasil. Em seguida, apresenta e discute os principais aspectos da legislação brasileira sobre formação de professores para a Educação Especial. Finalmente, são apresentadas as competências que devem ser contempladas nos cursos de formação de professores para a Educação Especial no Brasil e as competências estabelecidas pelo CEC -USA (Conselho da Criança Excepcional - Estados Unidos) que têm servido como parâmetros para formação de professores para Educação Especial em vários países. O estudo conclui que um professor bem formado, principalmente com base nas competências apresentadas, estaria apto a atender qualquer criança, independente de sua cor, raça, cultura e tipo de deficiência que apresenta.
Descrição
Palavras-chave
Teacher preparation, History, Legislation, Comptencies, Formación del profesorado, Historia, Legislación, Competencias, Formação de professores, Histórico, Legislação, Competências
Citação
ALMEIDA, Maria Amelia. Formação do professor para a educação especial: história legislação e competências. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.24, p. 23-32. 2004. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4912. Acesso: 2021-06-30