A satisfação profissional, as relações interpessoais e a auto-estima do professor

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2007
ORCID
Título do Períodico
Revista Educação Especial
ISSN
1984-686X
Página(s)/e-location
107-118
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Santa Maria
29
Resumo
This paper intends to bring reflections - from experience and theory - on the educational self-esteem, centering such reflection on its importance for the teacher's professional satisfaction, considering the logic of the contemporary society as one of the elements that can take the teacher to have problems in his/her self-esteem. The paper tries to show the relationship that exists between teacher educational self-esteem as well as the teacher's role in the healthy construction of their students' self-esteem. For such intent, it presents, firstly, an experience accomplished with a teacher of the state system of education of the town district of Júlio of Castilhos - RS, through a workshop accomplished by GEPEIS (Group of Study and Research on Social Imaginary), which looked for to work with the educational self-esteem. In a second moment, he/she brings the theoretical reflections that are based on the rendered practice. On that moment, it presents, in the first topic, an abbreviated rescue of the concept of self-esteem; in the second topic, reflections concerning the educational self-esteem are enlighten; and, finally, in the third topic, a parallel one between the educational self-esteem and the teaching self-esteem is made, analyzing the teacher's paper in the construction of both psychological and social construct.

Este artículo pretende traer reflexiones, tanto vivenciales como teóricas, sobre la autoestima del docente, enfocando dicha reflexión en su importancia para la satisfacción profesional del docente, considerando la lógica de la sociedad contemporánea como uno de los elementos que pueden llevar al docente a tener problemas en uno mismo. -estima. Se busca mostrar la relación que existe entre la autoestima del docente y el alumno, así como el papel del docente en la construcción saludable de la autoestima de sus alumnos. Para ello, primero se presenta una experiencia realizada con un docente del sistema escolar estatal en el municipio de Júlio de Castilhos - RS, a través de una experiencia realizada por GEPEIS (Grupo de Estudio e Investigación en Imaginación Social), que buscó trabajar con la autoestima del profesor. En un segundo momento, trae las reflexiones teóricas que sustentaron la práctica implementada. En este punto, el primer tema presenta una breve revisión de los conceptos de autoestima; en el segundo tema, suscita reflexiones sobre la autoestima de los docentes; y, finalmente, en el tercer tema, se establece un paralelismo entre la autoestima de los docentes y la autoestima de los estudiantes, analizando el papel del docente en la construcción de este constructo psicológico y social.

Este artigo pretende trazer reflexões - experenciais e teóricas - sobre a auto-estima docente, centrando tal reflexão na importância da mesma para a satisfação profissional do professor, considerando a lógica da sociedade contemporânea como um dos elementos que pode levar o professor a ter problemas em sua auto-estima. Procura mostrar a relação que existe entre auto-estima docente e discente, bem como o papel do professor na construção saudável da auto-estima dos seus alunos. Para tanto, apresenta, primeiramente, uma experiência realizada com professor da rede estadual de ensino do município de Júlio de Castilhos - RS, através de uma vivência realizada pelo GEPEIS (Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Imaginário Social), a qual buscou trabalhar com a auto-estima docente. Em um segundo momento, traz as reflexões teóricas que fundamentaram a prática concretizada. Nesse momento, apresenta, no primeiro tópico, um breve resgate das conceituações de auto-estima; no segundo tópico, acende reflexões acerca da auto-estima docente; e, finalmente, no terceiro tópico, faz um paralelo entre a auto-estima docente e a auto-estima discente, analisando o papel do professor na construção desse constructo psicológico e social.
Descrição
Palavras-chave
Self-esteem, Interpessoal relationship, Professional satisfaction, Educational formation, Autoestima, Relación interpersonal, Satisfacción profesional, Formación docente, Auto-estima, Relação interpessoal, Satisfação profissional, Formação docente
Citação
NASCIMENTO, Cláudia Terra do; BRANCHER, Vantoir Roberto; OLIVEIRA, Valieska Fortes de. A satisfação profissional, as relações interpessoais e a auto-estima do professor. Revista Educação Especial , Santa Maria, v.29, p. 107-118. 2007. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/4182. Acesso: 2021-06-30