Apresentação
Carregando...
Tipo
Apresentação
Classficação
Nível teórico
Data
2025
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista da FAEEBA
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
12-14
Idioma(s)
pt
Fonte
Salvador
34
77
jan./mar.
34
77
jan./mar.
Fonte
Coleções
Resumo
O dossiê que apresentamos foi proposto com o objetivo de provocar e desenvolver reflexões sobre a temática dos currículos e das políticas de currículo na América Latina, por meio de interrogações e discussões voltadas ao deslocamento de compreensões, à ampliação de sentidos e a outros ou novos diálogos nos campos das pesquisas em currículo, políticas curriculares e educação em diferentes países da América Latina ou em perspectiva comparada. O que importava para nós, organizadores, era promover a submissão de artigos que contribuíssem para uma articulação ampliada das conversas entre esses campos, entendendo essa articulação e a própria ideia de conversa como forças mobilizadoras para pensar os processos formativos, suas práticas e temáticas, com base nas pesquisas neles realizadas. Isso porque entendemos que as políticas oficiais de currículo e seu diálogo concreto com os currículos praticados pensados (Oliveira, 2016) nas escolas são elementos centrais da compreensão dos processos efetivos de “encenação” das primeiras – termo cunhado a partir de tradução livre do termo enactment, presente na obra de Ball, Braun e Maguire (2016).
Descrição
Palavras-chave
Educação,formação e currículo -Dossiê - Apresentação
Citação
RODRIGUES, Allan de Carvalho; OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Apresentação. Revista da FAEEBA, p. 12-14. 2025. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/23502/15513. Acesso em: 2025-07-02