Apresentação
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível técnico
Data
2024
Título do Períodico
Revista da FAEEBA
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
13-17
Idioma(s)
pt
Fonte
Salvador
33
76
out./dez.
33
76
out./dez.
Fonte
Resumo
O dossiê Educação Popular nas Universidades Latino-Americanas apresenta como objetivo refletir sobre os processos de Educação Popular na pesquisa, no ensino e na extensão em universidades latino-americanas, em defesa de uma educação transformadora. Educação Popular compreendida como processo em função dos espaços e dos contextos históricos em que se realiza, por isso, heterogênea. Desta forma, o dossiê corresponde a momentos, contextos e desafios particulares, os quais são promovidos por protagonistas específicos que têm sua história, ambiente, motivações, condições e disposições próprias. O foco é para a extensão popular como possibilidade de transformação social da realidade e fortalecimento de diálogos entre universidades e movimentos sociais populares, destacados os processos de sistematização de experiências extensionistas e fomentando o debate acerca do currículo e da Cartografia de Saberes, que, segundo Oliveira (2008), constitui uma estratégia metodológica, a qual possibilita o mapeamento de saberes experienciados pelos sujeitos em suas práticas culturais, os quais expressam traços da história e da cultura de comunidades, mantidos pela comunicação oral, mas sem registro. Apresenta uma dimensão simbólica, permitindo a identificação das estruturas de representações dos diversos campos do saber
sobre a realidade social (Santos, 2002).
Descrição
Palavras-chave
Educação popular - Dossiê - Apresentação
Citação
FARIA, Edite Maria da Silva de; OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Apresentação. Revista da FAEEBA, p. 13-17. 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/22482/14813. Acesso em: 2025-07-02