Editorial
Carregando...
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível técnico
Data
2024
ORCID
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Título do Períodico
Revista da FAEEBA
ISSN
2358-0194
Página(s)/e-location
12
Idioma(s)
pt
Fonte
Salvador
33
76
out./dez.
33
76
out./dez.
Fonte
Coleções
Resumo
Educação Popular nas Universidades Latino -americanas é o tema do novo Dossiê da Revista da FAEEBA. Uma relação histórica, política, polissêmica. Paulo Freire, Carlos Brandão e tantos outros autores e autoras vão inspirando a construção desta produção em movimentos dialógicos de construção de pedagogias emancipatórias, libertárias e humanizadoras. Os povos latino-americanos, em seu processo histórico, estiveram movidos pela busca por uma Educação Popular que traduzisse pertencimentos comunitários e, sobretudo, enfrentamentos aos processos de colonização. Ao longo dos tempos, a Educação Popular vem se refundando e renovando a partir de experiências com os sindicatos, povos do campo, movimento negro, povos originários, andinos, indígenas, mulheres, comunidades LGBTQI+, imigrantes, povos da periferia, redes e coletivos docentes, bem como associações comunitárias – perspectivas plurais, integradas num mosaico da produção de outras narrativas e práticas cotidianas que constituem e atravessam processos civilizatórios contracoloniais para comporum pensar-saber-viver da Educação Popular.
Descrição
Palavras-chave
Educação popular - Editorial
Citação
RIOS, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco. Editorial. Revista da FAEEBA, p. 12. 2024. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/22481/14812. Acesso em: 2025-07-02