Educação integral: meta hoje e ontem

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2023
ORCID
Título do Períodico
Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais
ISSN
2966-1412
Página(s)/e-location
15-21
Idioma(s)
pt
Fonte
Araxá, MG
19
20
Fonte
Resumo
O tema aqui apresentado é contemporaneamente atual, complexo e urgente. Analisa o que é educação integral através de seu percurso histórico durante todo o século XX, chegando aos dias atuais. Defende que a formação deve ser integral, isto é, seu enfoque é multidimensional, envolvendo o desenvolvimento de conceitos, linguagens, competências, habilidades, valores, comportamentos e hábitos, visando autonomia dos estudantes e seu projeto de vida. Mostra a necessidade de coragem na luta da educação integral para todos.

The theme presented here is at the same time current, complex and urgent. It analyzes what is integral education through its historical journey throughout the twentieth century, reaching the present day. It argues that training should be integral, that is, its focus is multidimensional, involving the development of concepts, languages, competencies, skills, values, behaviors, and habits, aiming at students’ autonomy and their life project. It shows the need for courage in the struggle for comprehensive education for all.
Descrição
Palavras-chave
Educação Integral, Percurso histórico, Formação integral, Comprehensive Education, Historical route, Comprehensive training
Citação
CASTANHO, Maria Eugênia; CASTANHO, Sérgio. Educação integral: meta hoje e ontem. Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais, p. 15-21. 2023. Disponível em: https://ojs.uniaraxa.edu.br/index.php/evidencia/article/view/871/1003. Acesso em: 2024-07-17
DOI