Adaptação das escolas regulares municipais de Ensino Fundamental da cidade de Araxá para a educação inclusiva

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2022
ORCID
Título do Períodico
Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais
ISSN
2966-1412
Página(s)/e-location
81-91
Idioma(s)
pt
Fonte
Araxá, MG
18
19
Fonte
Resumo
Sabe-se que a Educação Inclusiva é mencionada em importantes debates sobre o meio educacional na atualidade e, entre os principais assuntos abordados estão as adaptações necessárias a serem realizadas pelas escolas regulares, para garantirem um ensino de qualidade a todos os seus alunos. À vista disso, o presente estudo busca demonstrar se, e sob quais aspectos, as escolas regulares municipais de Ensino Fundamental da cidade de Araxá estão adequadas a viabilizar a Educação Inclusiva. O método utilizado se baseou na combinação entre a pesquisa de campo e a pesquisa bibliográfica, a qual utilizou os documentos Brasil (1988; 1996; 2003; 2006) e Delors (2010); além de autores que discutem o tema como Glat (2007); Heredero (2010); Santos & Teles (2012). Como resultados, vê-se que ainda há melhorias a serem realizadas nos espaços físicos das escolas mencionadas, mas conclui-se que as mesmas estão aptas a garantir e a assegurar uma Educação Inclusiva de qualidade e conforme necessidade de seus alunos.

It is known that Inclusive Education is mentioned in important debates about the educational environment today and, among the main issues addressed are the necessary adaptations to be carried out by regular schools, to guarantee quality education to all their students. In view of this, the present study seeks to demonstrate whether, and under what aspects, regular municipal elementary schools in the city of Araxá are adequate to enable Inclusive Education. The method used was based on a combination of field research and bibliographic research, which used the documents Brasil (1988; 1996; 2003; 2006) and Delors (2010); in addition to authors who discuss the topic such as Glat (2007); Heredero (2010); Santos & Teles (2012). As a result, it can be seen that there are still improvements to be made in the physical spaces of the mentioned schools, but it is concluded that they are able to guarantee and ensure an Inclusive Education of quality and according to the needs of their students.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Inclusão, Adaptação, Education, Inclusion, Adaptation
Citação
CANDIDO, Maria Clara Borges. Adaptação das escolas regulares municipais de Ensino Fundamental da cidade de Araxá para a educação inclusiva. Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais, p. 81-91. 2022. Disponível em: https://ojs.uniaraxa.edu.br/index.php/evidencia/article/view/847/941. Acesso em: 2024-07-17
DOI