A importância do desenvolvimento da pesquisa científica no Ensino Superior
Carregando...
Tipo
Artigos
Classficação
Nível teórico
Data
2021
Título do Períodico
Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais
ISSN
2966-1412
Página(s)/e-location
111-119
Idioma(s)
pt
Fonte
Araxá, MG
17
18
17
18
Fonte
Resumo
O professor é responsável por tornar aplicável todos os objetivos e metas propostas no planejamento pedagógico de determinado curso ou aula. Cabe a ele pensar em métodos que convidem ao aluno o desenvolvimento e busca pelo conhecimento e para isso ele dispõe de inúmeras ferramentas. No ensino superior, o docente deve ter como base todas as premissas históricas, metodológicas e culturais que permeiam o processo de aprendizagem. Pautado nisso, o desenvolvimento da pesquisa dentro de sala de aula, além de ser um requisito base para a atuação universitária no país, se alinha como uma tática pedagógica valiosa nessa situação. Diante do exposto, esse trabalho buscou analisar o que traz a bibliografia sobre essa temática, apresentando o histórico dessa metodologia e quais os pontos mais importantes ligados a ela.
The teacher is responsible for applying all the objectives and goals proposed in the pedagogical planning of a given course or class. It is up to him to think of methods that invite the student to develop and search for knowledge and for that he has numerous tools. In higher education, the teacher must be based on all the historical, methodological and cultural premises that permeate the learning process. Based on this, the development of research within the classroom, in addition to being a basic requirement for university activities in the country, is aligned as a valuable pedagogical tactic in this situation. Given the above, this work sought to analyze what the bibliography brings on this theme, presenting the history of this methodology and what are the most important points related to it.
The teacher is responsible for applying all the objectives and goals proposed in the pedagogical planning of a given course or class. It is up to him to think of methods that invite the student to develop and search for knowledge and for that he has numerous tools. In higher education, the teacher must be based on all the historical, methodological and cultural premises that permeate the learning process. Based on this, the development of research within the classroom, in addition to being a basic requirement for university activities in the country, is aligned as a valuable pedagogical tactic in this situation. Given the above, this work sought to analyze what the bibliography brings on this theme, presenting the history of this methodology and what are the most important points related to it.
Descrição
Palavras-chave
Docente, Ensino superior, Pesquisa, Teacher, University education, Research
Citação
SILVA JÚNIOR, Ernandes Resende da; LODI, Ivana Guimarães. A importância do desenvolvimento da
pesquisa científica no Ensino Superior. Evidência: Olhares e Pesquisa em Saberes Educacionais, p. 111-119. 2021. Disponível em: https://ojs.uniaraxa.edu.br/index.php/evidencia/article/view/716/683. Acesso em: 2024-07-17