Desenvolvimento de um vídeo educacional como recurso de ensino em projetos de produtos para área da Saúde

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2024
Título do Períodico
Revista Internacional de Educação Superior
ISSN
2446-9424
Página(s)/e-location
e024037
Idioma(s)
pt, en, es
Fonte
Fonte
Campinas, SP
10
Resumo
Introdução: O fortalecimento do Sistema Único de Saúde requer das instituições de ensino e pesquisa a proposição de ideias inovadoras em processos e produtos. Objetivo: O objetivo do estudo foi desenvolver e validar uma mídia audiovisual como recurso de ensino na criação de projetos tecnológicos para área da saúde. Metodologia: Trata-se de um estudo de desenvolvimento de tecnologia educacional, abrangendo etapas de estudos pré-produção, produção e validação. Ocorreu no âmbito do curso de Fisioterapia da Universidade do Estado do Pará e contou como participantes da pesquisa com estudantes do 3º e 4º ano do curso de Fisioterapia e com profissionais da área de ensino em saúde, atuando como juízes especialistas. Resultados: Como resultados do estudo de revisão foram definidos conceitos, atributos e etapas de projeto de produtos. O estudo exploratório-descritivo demonstrou necessidade de aprimoramento nas competências relacionadas à concepção criativa de projetos e formas de representação. Conclusão: Os resultados dos estudos iniciais embasaram a composição do roteiro e a produção do vídeo educacional. No processo de validação de conteúdo e validação semântica do vídeo educacional, obtiveram-se Índice de Validação de Conteúdo de 86% e Índice de Validação de Semântica de 97%, sendo considerado válido e adequado ao uso como recurso de ensino na criação de projetos de produtos em saúde.

Introduction: The strengthening of the Unified Health System requires educational and research institutions to propose innovative ideas in processes and products. Objetivo: The aim of this study was to develop and validate an audiovisual media as a teaching resource in the creation of technological projects for the health area. Methodology: This is a study of the development of educational technology, covering stages of preproduction, production and validation studies. It occurred in the context of the Physiotherapy course of the State University of Pará and counted as research participants with students of the 3rd and 4th year of the Physiotherapy course and with professionals in the area of health education, acting as expert judges. Results: As results of the review study, concepts, attributes and product design steps were defined. The exploratory-descriptive study demonstrated the need to improve competencies related to the creative conception of projects and forms of representation. Conclusion: The results of the initial studies based on the composition of the script and the production of the educational video. In the process of content validation and semantic validation of educational video, content validation index of 86% and semantic validation index of 97% were obtained, being considered valid and appropriate for use as a teaching resource in the creation of health product projects.

Introducción: El fortalecimiento del Sistema Unificado de Salud requiere que las instituciones educativas y de investigación propongan ideas innovadoras en procesos y productos. Objetivo: El objetivo de este estudio era desarrollar y validar un medio audiovisual como recurso didáctico en la creación de proyectos tecnológicos para el área de salud. Metodología: Este es un estudio del desarrollo de la tecnología educativa, que abarca etapas de estudios de preproducción, producción y validación. Ocurrió en el marco del curso de Fisioterapia de la Universidad Estatal de Pará y contó como investigador con estudiantes de 3º y 4º año del curso de Fisioterapia y con profesionales del área de educación para la salud, actuando como jueces expertos. Resultados: A medida que se definieron los resultados del estudio de revisión, se definieron conceptos, atributos y pasos de diseño de productos. El estudio exploratorio-descriptivo demostró la necesidad de mejorar las competencias relacionadas con la concepción creativa de los proyectos y las formas de representación. Conclusión: Los resultados de los estudios iniciales apoyaron el la composición del guión y la producción del vídeo educativo. En el proceso de validación de contenidos y validación semántica de vídeo educativo, se obtuvo un índice de validación de contenido del 86% y un índice de validación semántica del 97%, siendo considerado válido y adecuado para su uso como recurso didáctico en la creación de proyectos de productos de salud.
Descrição
Palavras-chave
Ensino da medicina, Tecnologia educacional, Saúde, Medical sciences, Educational technology, Health, Ciencias medicinas, Tecnología educativa, Salud
Citação
ALVES, Júlio Cesar da Rocha; FALCÃO, Luiz Fabio Magno; NORMANDO, Valéria Marques Ferreira. Desenvolvimento de um vídeo educacional como recurso de ensino em projetos de produtos para área da Saúde. Revista Internacional de Educação Superior. Campinas, SP, v. 10, p. e024037. 2024. https://doi.org/10.20396/riesup.v10i00.8665621. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=9095241&orden=0&info=link. Acesso em: 2024-05-28