Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação como suporte ao processo de Gestão do Conhecimento uma análise das ferramentas da BU/UFSC à luz do framework GC@BU

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Relatos de Experiência
Classficação
Nível técnico
Data
2021-07-01
Título do Períodico
RDBCI: Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação
ISSN
1678-765X
Página(s)/e-location
e021015
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
19
Resumo
Introdução: Apesar das tecnologias não serem o aspecto fundamental da Gestão do Conhecimento, sabe-se que elas desempenham papel de grande importância. Objetivo: Neste artigo apresenta-se as ferramentas de tecnologias de informação e comunicação que apoiam a Gestão do Conhecimento na Biblioteca Universitária da Universidade Federal de Santa Catarina. Método: A análise foi realizada a partir da implementação do Framework GC@BU, no seu módulo de infraestrutura de redes e tecnologia, em que foi possível perceber a gama de ferramentas disponíveis e a funcionalidade de cada uma delas. Resultados: Aponta-se as ferramentas que apoiam os processos do ciclo de Gestão do Conhecimento em cada uma das fases: captura/criação; compartilhamento/disseminação; aquisição/aplicação, além do diagnóstico e sugestões de melhorias identificadas na aplicação do GC@BU. Conclusão: O estudo destaca que as ferramentas, em grande maioria, servem a vários processos de Gestão do Conhecimento e que dificilmente sua empregabilidade se encaixa em somente uma das fases do ciclo de Gestão do Conhecimento.

Introduction: Although technologies are not the fundamental aspect of Knowledge Management, it is known that they play a very important role. Objective: This article presents the tools of information and communication technologies that support Knowledge Management in the University Library of the Universidade Federal de Santa Catarina. Method: The analysis was performed based on the implementation of the GC@BU Framework, in its network and technology infrastructure module, in which it was possible to perceive the range of available tools and the functionality of each one of them. Results: The tools that support the Knowledge Management cycle processes are presented in each of the phases: capture/creation; sharing/dissemination; acquisition/application, in addition to the diagnosis and suggestions for improvements identified in the application of GC@BU. Conclusion: The study highlights that the tools, in the great majority, serve several Knowledge Management processes and that their employability hardly fits in only one of the phases of the Knowledge Management cycle.
Descrição
Palavras-chave
Bibliotecas universitárias, Gestão do conhecimento, Tecnologias deiInformação e comunicação, Academic libraries, Knowledge management, Information and communication technologies
Citação
BEM, Roberta Moraes; ROSSI, Tatiana. Ferramentas de Tecnologia da Informação e Comunicação como suporte ao processo de Gestão do Conhecimento uma análise das ferramentas da BU/UFSC à luz do framework GC@BU. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, SP, v. 19, p. e021015. 2021-07-01. 10.20396/rdbci.v19i00.8665270. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rdbci/a/qsdB3PRHsP4zb4Zyv6VK5FK/?lang=pt#. Acesso em: 2024-05-24