O gênero nos estudos sobre corpo em revistas do campo da educação física da Argentina e do Brasil
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível epistemológico
Data
2019
Título do Períodico
Filosofia e Educação
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
598–617
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Campinas, SP
10
3
jan.
10
3
jan.
Coleções
Resumo
O artigo objetiva oferecer uma reflexão a respeito da “generificação dos corpos” em nove periódicos da Educação Física do Brasil e da Argentina. A análise foi feita a partir de dois blocos: 1) textos que criticam o modelo heteronormativo de gênero no âmbito das práticas corporais; 2) artigos que problematizam a escola e a Educação Física, na produção de “corpos generificados”. Os estudos investigados contribuem para conferir ao corpo um novo estatuto ontológico, epistemológico e político ao estabelecerem uma crítica à sexualidade inscrita no físico anatomicamente diferenciado questionando o pressuposto de que os corpos são percebidos como passivos de uma lei natural inflexível.
Descrição
Palavras-chave
Corpo, Gênero, Periódicos de educação física, Brasil, Argentina
Citação
GOMES, Ivan Marcelo; ALMEIDA, Felipe Quintão de; ZOBOLI, Fabio; GALAK, Eduardo. O gênero nos estudos sobre corpo em revistas do campo da educação física da Argentina e do Brasil. Filosofia e Educação. Campinas, SP, v. 10, n. 3, p. 598–617, jan. 2019. 10.20396/rfe.v10i3.8653777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8653777. Acesso em: 2024-05-13