Absurdar-se na educação: um ensaio sobre a relação professor e aluno

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Tipo
Ensaio
Classficação
Nível teórico
Data
2020
Título do Períodico
Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
601-624
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
11
3
maio
Resumo
Trata-se de um artigo de viés ensaístico que tenta apontar a impressão de que a instituição escolar habita uma densa crise existencial. A suposição que norteia essa reflexão visa à crise na educação escolar como uma aparência que costuma continuar velada na maior parte dos discursos críticos acerca da escolarização atual: o afastamento do sentido humano ontológico-social e do significado da experiência que relacionam professor-estudante. A investigação nesta atividade será realizada a partir de conceito recentemente desenvolvido, o absurdar-se, em uma tentativa de aplicação desse conceito nas nossas experiências em escolas, nas quais atuamos como psicólogo da educação.

It is an article of essayistic bias that tries to point the impression that the school institution inhabits a dense existential crisis. The assumption that guides this reflection focuses on the crisis in school education as an appearance that usually remains veiled in most critical discourses about the current schooling: the removal of the ontological-social human meaning and the meaning of the school experience that relate teacher-student. The research in this work will be carried out, on the one hand, from a newly developed concept, to absurding yourself. On the other, from an attempt to apply this concept in our experiences in schools.
Descrição
Palavras-chave
Absurdar-se, Educação escolar, Existência, Absurding yourself, School education, Existence
Citação
BARROS, Marcelo Vinicius Miranda. Absurdar-se na educação: um ensaio sobre a relação professor e aluno. Revista Digital Biblioteconomia e Ciência da Informação. Campinas, SP, v. 11, n. 3, p. 601-624, maio. 2020. 10.20396/rfe.v11i3.8655383. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8655383. Acesso em: 2024-05-13