Retorno à sombra de uma mangueira: uma conversa sobre nossas praxiologias à moda de Paulo Feire
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Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2022
Título do Períodico
Filosofia e Educação
ISSN
1984-9605
Página(s)/e-location
2212–2234
Idioma(s)
pt, en
Fonte
Fonte
Campinas, SP
13
2
jan.
13
2
jan.
Coleções
Resumo
De natureza qualitativo-interpretativista, nosso estudo objetiva relacionar a educação linguística crítico-decolonial, bem como nossas experiências de vida e formação com as praxiologias freirianas. Redigimos narrativas autobiográficas a partir do questionamento: Como se deu seu primeiro encontro com a práxis freiriana? Produzimos, ainda, uma narrativa (auto)biográfica de Paulo, em bricolagem, com dados encontrados em cinco de suas obras. Como resultado de nossos esforços, acreditamos que este texto fortaleceu nosso sonho de vivenciar uma educação pública de qualidade, que encoraje mais sujeitos na luta em defesa dos/as oprimidos/as pela raça, gênero e condição social.
Of a qualitative-interpretativist nature, our study aims to relate the critical-decolonial linguistic education, as well as our life and teaching experiences with Freirian praxiologies. We wrote autobiographical narratives based on the question: How was your first encounter with the Freirian praxis? We also produced an (auto)biographical narrative of Paulo, by bricolage, with information found in five of his works. As a result of our efforts, we believe that this text has strengthened our dream of living a quality public education, which encourages more subjects in the fight in defense of the oppressed by race, gender and social condition.
Of a qualitative-interpretativist nature, our study aims to relate the critical-decolonial linguistic education, as well as our life and teaching experiences with Freirian praxiologies. We wrote autobiographical narratives based on the question: How was your first encounter with the Freirian praxis? We also produced an (auto)biographical narrative of Paulo, by bricolage, with information found in five of his works. As a result of our efforts, we believe that this text has strengthened our dream of living a quality public education, which encourages more subjects in the fight in defense of the oppressed by race, gender and social condition.
Descrição
Palavras-chave
Praxiologias, Crítica decolonial, Educação, Linguistica, Praxiologies, Decolonial criticism, Education, Linguistics
Citação
SABOTA, Barbra; ALMEIDA, Ricardo Regis de; MOURA, Rodrigo Milhomem de. Retorno à sombra de uma mangueira: uma conversa sobre nossas praxiologias à moda de Paulo Feire. Filosofia e Educação. Campinas, SP, v. 13, n. 2, p. 2212–2234, jan. 2022. 10.20396/rfe.v13i2.8665849. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8665849. Acesso em: 2024-05-13