O Ensino Híbrido segundo compreensões apresentadas por professoresda Área da Saúde

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível metodológico
Data
2023
Título do Períodico
Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e203923
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
9
1
Coleções
Resumo
Este artigotem por objetivo conhecer o que professores da Área da Saúde de uma Instituição de Ensino Superior (IES) situada no Distrito Federal entendem por Ensino Híbrido. Como instrumento de coleta de informações, foi utilizada a entrevista semiestruturada aplicada para sete professores que ministram ou já ministraram disciplinas no modelo híbrido, composta de um roteiro com oito questões. A análise dessas informações foi inspirada na Análise de Conteúdo, principalmente os procedimentos de fragmentação, codificaçãoe realização de agrupamentos das respostas. Conclui-se que os sete professores indicaram compreender que as disciplinas híbridas são assim denominadas por combinar o ensino digital com o ensino presencial (onlinemais presencial). Houve indicações de benefícios do Ensino Híbrido para alunos e professores, citação da legislação que defende essa forma de ensino nas IES, bem como menção da atualidade desse modelo de ensino, de sua estruturação e da sua eficácia em gerar autonomia e competências profissionais.

This article aims to understand what teachers in the Health Area of a Higher Education Institution (IES) located in the Federal District understand by Hybrid Education. As a tool for collecting information, the semi-structured interview applied to seven teachers who teach or have taught subjects in the hybrid model was used, composed of a script with eight questions. The analysis of this information was inspired by Content Analysis, mainly the fragmentation, coding and grouping of responses. We conclude that the seven teachers indicated that they understand that hybrid subjects are so named for combining digital teaching with classroom teaching (online more classroom). There were indications of the benefits of Hybrid Teaching for students and teachers, mention of the legislation that defends this form of teaching in HEIs, as well as mention of the relevance of this teaching model, its structure and its effectiveness in generating autonomy and professional skills.

Este artículo tiene como objetivo conocer qué entienden por enseñanza híbridalos docentes del Área de Salud de una Institución de Educación Superior (IES) ubicada en el Distrito Federal. Como instrumento de recolección de información se aplicó una entrevista semiestructurada a siete docentes que imparten o han impartido asignaturas en el modelo híbrido, compuesta por un guión con ocho preguntas. El análisis de estasinformacionesse inspiró en el Análisis de Contenido, principalmente los procedimientos de fragmentación, codificación y agrupación de respuestas. Se concluye que los siete docentes indicaron que entienden que las materias híbridas se denominan así porque combinan la enseñanza digital con la enseñanza presencial (online más presencial). Hubo indicaciones de beneficios del Blended Learning para discentesy docentes, cita de la legislación que defiende esta forma de enseñanza en las IES, así como mención de la actualidad de este modelo de enseñanza, su estructura y su eficacia en la generación de autonomía y competencias profesionales.
Descrição
Palavras-chave
Ensino híbrido, Inovação, Educação para saúde, Docentes, Hybrid teaching, Innovation, Health education, Teachers, Enseñanza híbrida, Innovación, Educación para la salud, Docentes
Citação
SILVA, Arthur Lorran Melo André da ; CARVALHO, Diego Fogaça ; DELALIBERA, Débora Cristina Aureliano Rossi. O Ensino Híbrido segundo compreensões apresentadas por professoresda Área da Saúde. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 9, n. 1, p. e203923. 2023. https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2039. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2039. Acesso em: 2024-02-29