Compreensão leitora no ensino superior: um estudo sobre os efeitos de recursos multimodais na produção de resumos e suas implicações no ensino da leitura

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Artigo
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e197823
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
9
1
Coleções
Resumo
Este trabalho tem como objetivo verificar os efeitos de conteúdos multimodais na produção de resumos e suas implicações no ensino da leitura de alunos do ensino superior através da interação com um Objeto Digital de Aprendizagem Multimodal (ODAM). Nesse sentido, realizou-se uma intervenção pedagógica com uma turma do componente curricular Leitura e Produção de Textos I, de uma universidade privada, na qual os estudantes interagiram com o material didático digital, que tem como propósito o ensino da leitura do gênero textual artigo científico, mediado por conteúdo multimodal. Para coletar dados para a análise, as telas dos computadores usados pelos estudantes foram gravadas a fim de verificar se os conteúdos multimodais refletem na capacidade de produzir um resumo do texto contido no ODAM, o qual se tornou um parâmetro para analisar a compreensão leitora dos alunos. Os dados gerados pela gravação das interações com os conteúdos multimodaisforamcomparados com a produção dosresumos decorrentes da interação com o ODAM, a partir de umaestratégia de integração de dados mistos, qualitativos e quantitativos (CRESWELL, 2010). Com base nas análises, verificou-se que os estudantes que investiram menos tempo para interagir com os conteúdos multimodais apresentaram mais dificuldades em produzir os resumos, enquanto os que interagiram mais tempo conseguiram concluir a tarefa com menos dificuldades

This paper aims to verifythe effects of using multimodal contentsin summary productions as well as its implications in the teaching of reading in higher education students throughinteracting with a Multimodal Digital Learning Object (MDLO). In this regard, a pedagogical intervention was held with students enrolled in a Reading and Text Production class in a private university. In this intervention, studentsinteracted with the digital learning material, presented in a multimodal interface, whose purpose is to teach to read scientific papers, mediated by multimodal content. The data was collected by recording the computer screens used by the students to verify whether the multimodal resources reflect the ability to write a summary of the text available in the MDLO, which became a parameter to analyze students' reading comprehension. The data generated by recording the interactions with the multimodal content were compared with the production of the summaries resulting from the interaction with the MDLO, based on an integration strategy of qualitative and quantitative data(CRESWELL, 2010).Based on the analyses, it was found that students who invested less time interactingwith multimodal content presentedmore difficulties in producing summaries, while those who interacted longer were able to complete the task with less difficulty.

Este trabajo tiene como objetivo verificar los efectos del contenido multimodal en la producción de resúmenes y sus implicaciones para la enseñanza de la lectura en estudiantes de educación superior a través de la interacción con un Objeto Digital de Aprendizaje Multimodal(ODAM). En este sentido, se realizó una intervención pedagógica con una clase del componente curricular Lectura y Producción de Textos I, de una universidad privada, en la que los estudiantes interactuaron con el material didáctico digital, cuyo propósito es enseñar a leer el género textual artículo científico, mediada por contenido multimodal. Para recolectar datos para el análisis, se registraron las pantallas de las computadoras utilizadas por los estudiantes con el fin de verificar si los contenidos multimodales reflejan la capacidad de producir un resumen del texto contenido en el ODAM, que se convirtió en un parámetro para analizar la comprensión de los estudiantes. Los datos generados por el registro de las interacciones con el contenido multimodal fueron comparados con la producción de los resúmenes resultantes de la interacción con el ODAM, a partir de una estrategia de integración de datos mixtos, cualitativos y cuantitativos (CRESWELL, 2010). Con base en los análisis, se encontró que los estudiantes que invirtieron menos tiempo para interactuar con contenido multimodal tuvieron más dificultades para producir resúmenes, mientras que aquellos que interactuaron más tiempo pudieron completar la tarea con menos dificultad.
Descrição
Palavras-chave
Ensino da leitura, Compreensão leitora, Multimodalidade, Ensino superior, Objeto digital de aprendizagem, Reading teaching, Reading comprehension, Multimodality, Higher education, Digital learning objects, Enseñanza de la lectura, Comprensión lectora, Multimodalidad, Enseñanza superior, Objeto de aprendizaje digital
Citação
FALEIRO, Róger Sullivan ; FORNECK, Kári Lúcia. Compreensão leitora no ensino superior: um estudo sobre os efeitos de recursos multimodais na produção de resumos e suas implicações no ensino da leitura. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 9, n. 1, p. e197823. 2023. https://doi.org/10.31417/educitec.v9.1978. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/1978. Acesso em: 2024-02-29