Divulgação científica com literatura nos Anos inicias do Ensino Fundamental: uma revisãode literatura

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e212223
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
9
1
Coleções
Resumo
O trabalho com divulgação científica com uso da literatura nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental,ainda tem se mostrado pouco presente no cenário nacional. No entanto, essa temática já é discutida por pesquisadores brasileiros que atuam na área de educação em ciências,com o intuito de fazer com que a divulgação científica se torne cada vez mais presente dentro da escola. Nesse sentido, na perspectiva de incentivar e promover o trabalhocom divulgação científica nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizou-se uma revisão na literatura com objetivo de identificar quaiscontribuições para o ensino de ciências da natureza as obras de literatura podem propiciar quando utilizadas como meio de divulgação científica. Como abordagem metodológica,foi utilizada a pesquisa bibliográfica,por meio de uma revisão de literatura dos últimos cinco anos, proveniente de estudos desenvolvidos no Brasil publicados nasplataformasSciELO, Oasisbre no portal de Periódicos da Capes. Para a identificação e análise dos dados foi utilizada a Análise deConteúdo,proposta por Bardin. Os resultados obtidos nesse estudorevelam as potencialidades da divulgação científica para auxiliar os estudantes no desenvolvimento de habilidades importantes para a sua formação cidadã como: o desenvolvimento do pensamento científico, o reconhecimento da importância do papel da ciência para o crescimento da sociedade, na cura de doenças e no combate a políticas negacionistas.

The work with scientific dissemination with the use of literature in the early years of Elementary School still has few signs presented on the national scene. However, this theme is already discussed by Brazilian researchers who study science education with the purpose of making more and more the present dissemination of scientific science. In the sense, from the perspective of encouraging and promoting work with scientific dissemination in the early years of elementary school, a literature revien was carried out of whatcontributions to the teaching of natural science such as works of literature can provide when used as an objective to identify a means of dissemination. scientific. As a methodological approach, it used a bibliographic research through a literature review of the last five years, published on the platform of studies published in Brazil, Oasbr and published on the Capesperiodicals portal. For the identification and analysis of the data, the Content Analysis proposed by Bardin was used. The results obtained in this study were developed as potentialities of scientific dissemination for students in the development of important for their training such as: recognition of the importance of the role of science for society in curing.

El trabajo de divulgación científica a partir de la literatura en los primeros años de la Enseñanza Fundamental aún no ha estado presente en el escenario nacional. Sin embargo, este tema ya es discutido por investigadores brasileños que actúan en el área de la enseñanza de las ciencias para que la divulgación científica esté cada vez más presente en la escuela. En este sentido, con miras a incentivar y promover el trabajo de divulgación científica en los primeros años de la Enseñanza Básica, se realizó una revisión bibliográfica con el fin de identificar qué aportes a la enseñanza de las ciencias naturales pueden brindar las obras literarias cuando se utilizan como mediode divulgación científica. Como enfoque metodológico, se utilizó la investigación bibliográfica a través de una revisión sistemática de la literatura de los últimos cinco años, a partir de estudios desarrollados en Brasil, publicados en la plataforma SciELO, Oasisbr y en el portal de Periódicos de la Capes. Para la identificación y análisis de los datos se utilizó el Análisis de Contenido propuesto por Bardin. Los resultados obtenidos en este estudiorevelan el potencial de la divulgación científica para auxiliar a los estudiantes en el desarrollo de competencias importantes para su ciudadanía, tales como: el desarrollo del pensamiento científico, el reconocimiento de la importancia del papel de la ciencia para el crecimiento de la sociedad, en curación de enfermedades y en la lucha contra las políticas negacionistas
Descrição
Palavras-chave
Literatura, Ensino de ciências, Divulgação científica, Literature, Science teaching, Scientific divulgation, Literatura, Enseñanza de las ciencias, Divulgación científica
Citação
PONTES, Márcio Matoso de ; LIMA, Dina Séfora Santana Menezes de ; BARROSO, Maria Cleide da Silva. Divulgação científica com literatura nos Anos inicias do Ensino Fundamental: uma revisãode literatura. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 9, n. 1, p. e212223. 2023. https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2122. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2122. Acesso em: 2024-02-29