Análise de Dissertações sobre o uso dahorta escolar para a promoção da Educação Ambientalem nível Fundamental e Médio

Carregando...
Imagem de Miniatura
Tipo
Dossiê
Classficação
Nível teórico
Data
2023
Título do Períodico
Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico
ISSN
2446-774X
Página(s)/e-location
e212423
Idioma(s)
pt
Fonte
Fonte
Manaus, AM
9
1
Coleções
Resumo
A horta escolar é uma das alternativas para o desenvolvimento de práticas pedagógicas envolvendo a Educação Ambiental, figurandocom umrecurso didático complementar ao processo deensinoe aprendizagemdessa temática. Esse artigo apresenta uma revisão sistemática de literatura comobjetivodeanalisar as características de ações educativasenvolvendohortas escolares em espaços formais de ensino, para os anos finais do ensino fundamental, o ensino médio e para a formação de professoresem estudoscontidosno Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Segundo os trabalhos analisados, há várias formas de empregara horta escolar no processo de ensino e aprendizagem, articulando diferentes recursos e metodologias que são selecionadas de acordo com cada realidade. Também foi possível evidenciar a prevalência da discussão do tema em disciplinas de Ciências da Natureza e a preocupação dos pós-graduandos em promover a avaliação da prática. Porém,existemdificuldades comoa falta de recursose a continuidade da manutenção e uso da horta escolar.

School gardens are one of the alternatives to develop pedagogical practices involving Environmental Educationas a didactic resource that complements the teaching and learning process of this theme. This article presents a systematic literature review to analyzethe characteristics school gardens in formal teaching spaces, for the final years of elementary school, high school and for teacherstraining courses,in studies contained in the Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertaçõesdatabase. According tothe analyzed works, there are several ways to use the school garden in the teaching and learning process, articulating different resources and methodologies that are selected according to each reality. It was also possible to evidence the prevalence of this themediscussionsin Natural Science subjectsand the concern of postgraduate students to promote practicesevaluation. However, there are difficulties such as the lack of resources and the continuity of the maintenance and use of the school garden

El huerto escolar es una de las alternativas para el desarrollo de prácticas pedagógicas que involucren la Educación Ambiental, apareciendo como un recurso didáctico que complementa el proceso de enseñanza y aprendizaje de esta temática. Este artículo presenta una revisión sistemática de la literatura con el objetivo de analizar las características de las acciones educativas que involucran huertos escolares en espacios formales de enseñanza, para los últimos años de la enseñanza básica, la enseñanza media ypara la formación de docentes,en los estudios contenidos en la Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Según los trabajos analizados, existen varias formas de utilizar el huerto escolar en el proceso de enseñanza y aprendizaje, articulandodiferentes recursos y metodologías que se seleccionan de acuerdo concada realidad. También fue posible evidenciar la prevalencia de la discusión del tema en las disciplinas de Ciencias Naturales y la preocupación de los estudiantes de posgrado por promover la evaluación de la práctica. Sin embargo, existen dificultades como la falta de recursos y la continuidad del mantenimiento y uso del jardín escolar
Descrição
Palavras-chave
Ensino de ciências, Meio ambiente, Espaço externo da escola, Science teaching, Environment, School external space, Enseñanza de las ciencias, Medio ambiente, Espacio exterior de la escuela
Citação
SOARES, Thalia de Jesus Ecks ; STADLER, João Paulo ; AZEVEDO, Mariana da Silva. Análise de Dissertações sobre o uso dahorta escolar para a promoção da Educação Ambientalem nível Fundamental e Médio. Educitec: Revista de Estudos e Pesquisas sobre Ensino Tecnológico, Manaus, AM, v. 9, n. 1, p. e212423. 2023. https://doi.org/10.31417/educitec.v9.2124. Disponível em: https://sistemascmc.ifam.edu.br/educitec/index.php/educitec/article/view/2124. Acesso em: 2024-02-29